Perdoados para Perdoar
PERDOADOS PARA PERDOAR
Mateus 18.21-35
Introdução: Esta parábola é para todos nós que nos relacionamentos diariamente com outras pessoas, que nos emocionamos, rimos, entristecemos e nos decepcionamos em nossas amizades e relacionamentos familiares. Às vezes, abandonamos nossa posição de servos de Deus, e agimos conforme a nossa própria vontade. Justificamos nossas atitudes errôneas, e continuamos a agir distante da orientação de nosso Senhor. Jesus nos ensina a perdoar a todos, inclusive a orar por nossos inimigos. Mas, vejamos algumas atitudes do servo impiedoso da parábola:
Servo impiedoso, eu?
1.Ele não quis (v. 30a);
2.Foi impiedoso (v. 30b);
3.Foi desumano (v. 32);
Se estas têm sido suas atitudes em relação aos outros que tem te decepcionado e magoado te digo que tens o mesmo coração do servo impiedoso, e já não obedece ao seu Senhor, mas age conforme sua própria vontade e razões (Mt. 18.35).
Servo Misericordioso, eu?
1.Compreendeu que foi perdoado por seu Senhor por erros muito maiores que alguém lhe possa fazer. (Mt. 18.32, 26,27) e (Cl. 2. 13-14);
2.Pratica a misericórdia que recebeu de seu Senhor (Mt. 18.33), (Mt.5.7);
3.Foi perdoado para perdoar (Mt. 18.32);
Conseqüência das atitudes:
1.Servo impiedoso – Caiu nas mãos dos torturados (Mt. 18.34);
Cair nas mãos dos torturadores é estar debaixo da magoa, do ressentimento, de pensamentos que nos faz recordar da decepção, etc.
2.Servo misericordioso – Desfruta do perdão de seu Senhor (Mt. 18.27);
Conclusão: Somos servos do Senhor Jesus, e nosso Senhor deseja que nós façamos continuamente pelos que nos decepcionam aquilo que ELE continuamente faz por nós. Isto é, perdoar! Devemos, portanto perdoar a todos de todo o coração (Mt. 18.35), (Cl. 3.13), (Ef. 4.32).