A vida é um sonho?

Memórias e sonhos manifestam-se numa experiência fenomenológica que me confundem entre os limites das lembranças, vigília e o mundo onírico, pois, ideias, sonhos, memórias e experiências vívidas transformaram-se numa só e mesma coisa. Elevei-me aos limites da loucura e observei minha vida de uma perspectiva maior além da vida e dos sonhos, e notei como a vida se desenrola como num livro; a vigília caracteriza-se pela contínua experiência dos acontecimentos, onde vamos lendo as páginas seguindo linearmente, a leitura seguida dessas páginas é aquilo a que se chama a vida real; e então o tempo a que se passa a habitual leitura(o dia) passou e chegou a hora do repouso, continuamos a folhear negligentemente o livro, abrindo-o ao acaso, tanto numa página já lida como sobre uma que não conhecemos; mas é sempre o mesmo livro que lemos.

Se nos colocamos num ponto superior ao sonho e à vida, cada sonho tomado em si apresenta a mesma lei que estamos ligados; a lei da casualidade; Assim, os sonhos isolados distinguem-se da vida real na medida em que não entram na continuidade da experiência que se prossegue através da vida, e é o despertar que mostra esta diferença. E eu vi, com olhos arregalados, toda a vida manifestar em sonhos longos e passageiros, e em sua natureza íntima não encontrei nenhum caráter que o distingua claramente.

Como dizia Shakespeare: Somos feitos da matéria de que são tecidos os sonhos e a nossa vida tão curta tem por fronteira um sonho.

Seria à morte o despertar? E quando o derradeiro dia chegar lembraremos desta vida como simples lapsos de memórias sem duração de tempo prolongada, pois enquanto mergulhados no mundo dos sonhos temos a ciência da duração dos acontecimentos, e apenas ao despertamos é que organizamos tudo de forma incoerente como se tudo tivesse acontecido num só instante sem duração de tempo. Será à vida um sonho dentro de vários outros sonhos para todo o sempre?

Nishi Joichiro
Enviado por Nishi Joichiro em 05/10/2013
Reeditado em 30/01/2014
Código do texto: T4512356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.