Ter 17 anos ..
Há quem diga que pessoas que tem pouca idade são como lousas em branco, tal como defendia Santo Tomás de Aquino , que chegou a usar a expressão Tábula Rasa para descrever a constituição de uma pessoa. Ou seja, uma “folha em branco” onde ao longo da vida escreve sua própria história , a partir de suas impressões, sua essência e natureza. Gosto muito dessa definição , uma vez que, cada pessoa carrega consigo uma história (mesmo tendo apenas 17 'aninhos' ) .
Sempre achei um tanto retrógrado dizer que só porque uma pessoa tem 17 anos é ''inexperiente'' ou ''imatura'' , por isso acho importante frisar que idade não é sinônimo de maturidade, conheço pessoas com ''20 e poucos anos'' que não tem um pingo de maturidade. E ai ? O que me diz ?
Confesso que ter 17 anos tem seus prós e contras , por exemplo quando o assunto é ir para festas ou fazer uma viagem longa ( antes é preciso ter uma autorização escrita pelos pais , ou ir acompanhada de uma pessoa que tenha mais que 18 anos e blábláblá ... ), ou quando você precisa tirar sua carteira habilitação (mas não pode porque ainda tem 17 'aninhos' ...argh) , ou quando quer participar do concurso de crônicas na faculdade ( mas não pode , porque a idade mínima para participar é 18 anos ...) , ou quando quer doar sangue (mas não pode ir sozinha , precisa ir acompanhada de um responsável ...) são tantos os empecilhos que as vezes até cansam . Já os prós de se ter 17 anos são bem poucos , mas não deixam de ser significativos , por exemplo , minhas contas ainda não estão sob minha inteira responsabilidade , não poderei ser alvo de processos judiciais , e ainda sou considerada a ''princesinha'' da família.
Enfim por já ter vivido uma década e meia , já não sou considerada uma folha em branco , nessa folha já foram escritas algumas linhas , e no entanto , ainda a muito que ser escrito .