Elucubrações.
Elucubrações. 30. 02.10.2013
A ideia básica das “Elucubrações” é fazer observações sobre os fatos em geral, a fim de encontrar outras perspectivas que possam ser curiosas, utilizando o método Empírico para as suas comprovações (com acréscimos).
Assim, a primeira especulação, que acho ser a própria estrutura básica do ser, excluindo os chamados reflexos condicionados, está na vivência: - o homem vive mentalmente por hipótese.
- O passado, o presente e o futuro formam mentalmente a hipótese; a prática é só consequência.
- Não se frita um ovo na prática, e, sim, antes, na mente; e, idem, no envio de uma nave ao espaço.
Se na prática a teoria é outra, veja outro assunto.
- Tudo é coincidência, desde a concepção, e antes e depois da concepção: Deus.
- O ciclo da manutenção natural da energia vital: nascer – viver – morrer.
- Um essencial Juízo Universal: Não Violência.
- Mais importante que a inteligência, é o que se faz com ela.
- O seu obstáculo é o seu mestre.
O desequilíbrio força ao equilíbrio.
Só há desequilíbrio se houver o equilíbrio que o sustente.
- O perdão é uma perda grande da violência sofrida.
- Mais importante que a violência, é o que se faz com ela.
- Não se sinta vítima sendo vítima.
- Saber envelhecer é não reconhecer o verbo idosar.
- A culpa fictíca, assumida ou imputada, é aquela em que o valor atual reprova o valor anterior, como, por exemplo, matar baleias, quando, outrora, até a iluminação de cidades dependia do seu óleo.
- A culpa fictícia tem mesma estrutura da acusação hoje sobre a utilização de um automóvel, porque, no futuro, o meio de locomoção será não-poluente.
- Se falássemos só sobre o que conhecêssemos, o mundo seria um silêncio absoluto; e, idem, se não falássemos sobre o que não conhecêssemos.
- O bom conselho é dado gratuitamente porque não ter preço.
- O conselho pode ser dado justo por quem está de fora; pois a mão direita jamais tocará o braço direito.
- Se você quer mudar o Mundo, mude-se; mas mude-se para Marte.
- Se você quer adaptar-se ao Mundo; permaneça no Mundo.
- A verdade é relativa é uma proposta que se nega em si mesma.
- As verdades relativas existem; e as absolutas também.
- Se a verdade é relativa dirija o seu carro, no Brasil, com a mão de direção da Inglaterra.
- A verdade relativa pode causar acidentes.
- A mentira existe; se existir uma verdade absoluta que a contradiga.
- A verdade relativa não contradiz a mentira.
- Uma forma de encontrar a verdade é encontrar a mentira.
- Sempre que houver mentira há verdade.
- A globalização da relativização da verdade pretende tornar absoluta a relatividade.
- A globalização da relatividade é uma forma relativa de confirmar a verdade.
- A globalização da relativização da verdade pretende tornar absoluta a relatividade.
- Relativizar é uma forma de apresentar o absoluto parceladamente.
- A matemática não existiria sem a verdade de que a = b = c, e todos são iguais entre si.
- Se tudo é relativo, você só existe porque alguém sabe que você existe; mas, se você não existe não há como você saber quem é o outro que também não existe para lhe dar existência.
- O mal existe, mas sob a condição de ter o bem como a verdade absoluta que o contradiga.
- A exceção tem de ser anunciada como tal; e pode tornar-se, excepcionalmente, verdade.
- O valor de cada cultura não é, necessariamente, mutuamente excludente.
- Ser normal é observar normas; quem não observa normas, é, normalmente, anormal.
- Paradoxo milenar: precaver ou combater a violência com a violência.
- Nas quatro manifestações básicas, se é normal eu desejo: não tenha ódio, não tenha medo, não tenha tristeza, e, não tenha alegria; um desses desejos parece estranho.
- Se eu não pedi para nascer, muito menos posso pedir para morrer.
- Não faça hoje o que você pode fazer amanhã.
- O que você tem de fazer hoje você fará, sem precisar de nenhuma frase.
- Deus tudo vê; tudo o que você vê com a Sua visão, incluindo a folha que cai.
- Se você pode errar em alguns instantes, você pode acertar em igual tempo.
- Não há ninguém que possa querer ter vontade de ter vontade: ela surge, com ou sem a vontade do seu hospedeiro.
- Todo o mundo manipula todo o mundo; há manipulação de remédios, e de venenos.
- A natureza não tem o valor entre o bem e o mal; já a natureza humana, sim.
- A dor-sofrimento, na natureza, serve como meio de defesa para os seres sensíveis.
- O humano é o único ser sensível que sabe que vai causar a violência, e causa; por isto, por essa inferioridade, deve ser amado como qualquer outro animal.
- A não ser que eu não tenha mesmo importância no Universo, olho o Sol e a Lua, no espaço entre ambos, com a velocidade da luz marcada em 1.756 km/s.
- Logicizar o sentimento e a emoção pode descaracterizar o homem; não é possível ligar e desligar o amor.
- A minha felicidade depende da sua felicidade.
- Às vezes algo parece ser importante, e não é; pois, se estar vivo fosse essencial para morrer, os atestados de óbito constariam como causa da morte: estava vivo.
- Se o corpo fosse essencial para amar, não haveria amor a Deus; nem aos distantes.
- A vida não é essencial; pois há quem esteja morto para o bem.
- A saúde não é essencial, pois há quem esteja enfermo para o bem.
- Tudo o que chega à percepção é natural; o “artificial” só existe para tentar retirar a natureza de onde está.
- Amar é dar e doar unilateralmente e incondicionalmente.
- O amor às criancinhas é o maior exemplo de como amar: elas não dão nada em troca.
- Tudo é possível, e nada é impossível, para o amor.
- Ter a posse de alguém é possuir uma coisa.
- Quem diz que o amor não é eterno, poderia esclarecer o significado de eterno.
Rodolfo Thompson - 02.10.2013 (30.10)