As castas do hinduísmo e a evolução !

Neste final de semana assisti ao filme Katmandu- um espelho no céu. Retrata a história real de uma educadora que conviveu com inúmeras dificuldades do Nepal, para poder estender seu conhecimento àquele povo repleto de preconceitos e tabus. Recomendo a todos que gostam de filmes alternativos, o conteúdo é bárbaro. Todavia, gostaria de compartilhar uma reflexão que o filme me trouxe sobre o conceito de castas ainda comum nos países de cultura indiana ou hinduístas.

O hinduísmo é considerado a religião mais antiga do mundo cerca de 2600 anos. Acreditam que o deus Brahma concebe pessoas de acordo com as partes de seu corpo, desta forma os nobres (brahmim) advém da região encefálica, a condição social é rebaixada à medida que se aproximam dos pés – onde ficam os dalits. A estes chamados de intocáveis são reservados os serviços rejeitados pela sociedade como limpeza de esgoto ou trato de cadáveres, são considerados indignos, sujos de tal forma que toda sua descendência é condenada a esta mesma discriminação. A pessoa não muda de casta durante sua vida, independente de conseguir sucesso profissional ou econômico, é preciso nascer novamente e reencarnar em uma casta mais elevada. Há também uma versão histórica de que a acepção de pessoas iniciou-se com a chegada de arianos asiáticos (brancos) que inferiorizavam os nativos (pele escura) tanto pelos hábitos e costumes regionais ou cor da pele, quanto pela dificuldade de idiomas.

Minha reflexão deteve-se na situação dos dalits demonstrados no filme, da impossibilidade de ascenderem socialmente, por acreditarem que vieram com este karma para purgarem falhas de existências passadas. Portanto um abastado financeiramente seria necessariamente alguém de uma estirpe espiritual mais elevada.

Tudo isso me impressiona grandemente, mesmo mantendo firme meu propósito de respeito a quaisquer crenças, rituais, seitas ou religiões.

Contrapondo-se a isso tudo e a fim de aumentar ainda mais minha reflexão encontro a seguinte frase:

“Alguém me faz uma curiosa pergunta, se um espírito elevado pode nascer numa favela, e indago de mim mesmo, onde Jesus teria nascido”. (Chico Xavier).

Obs.: desde a década de 50 o sistema de castas foi legalmente abolido na Índia, no entanto a força da tradição ainda permite a existência desta prática e crença.

Letranda
Enviado por Letranda em 30/09/2013
Código do texto: T4504620
Classificação de conteúdo: seguro