TRIUNFANDO NA VIDA: A distinção dos ousados

Queres encontrar o sentido da existência? Descarta todas as especulações...

O ser humano não está destinado ao prazer nem à dor. No entanto, a humanidade, frágil e temerária, criou uma dependência psicológica em relação com o prazer e, apavorada, foge da dor, inerente à vida e, muitas vezes, inevitável. O prazer salutar não é um delito; é um direito do homem e da mulher inteligentes. Mas viver em função de buscar o prazer pode ser limitante e escravizante.

Contudo, as multidões não querem nem são capazes de entender tais questões. Nascem, crescem, reproduzem-se como qualquer outro animal e passam, viram pó. Suas vidas são castelos de areia que, mais cedo ou mais tarde, são tragados pelas ondas.

Quero acordar o homem (ou a mulher) superior que dorme em teu coração. Sim, tu podes elevar-te acimas das multidões. Compreende isto: não estamos destinados ao prazer nem à dor, mas ao Conhecimento. Cresce e evolui em todas as áreas da tua vida e, sobretudo, que teu espírito possa se elevar.

Um indivíduo pode crer que seja muito distinto, mas sê-lo de fato é muito diferente. Autoproclamar-se é fácil; tornar-se o que se almeja exige trabalho árduo, disciplina e vontade. E esses três requisitos estão profundamente relacionados com nossa capacidade de concentração, ou seja, com nossa habilidade de dar um foco bem definido às nossas energias.

Todas as nossas ações, por insignificantes que pareçam, implicam na aplicação de algum tipo de energia. Normalmente, preocupamo-nos com usar nosso dinheiro de forma adequada; ninguém, num estado psicológico saudável, gosta de perder dinheiro. Entretanto, não costumamos aplicar o mesmo critério às nossas energias. Parece-nos normal malgastar nossas forças em pensamentos inúteis, emoções inferiores, palavras vãs e atividades sem importância.

A vida em seu sentido mais elevado (como expressão do poder do Criador) jamais interrompe seu movimento. A evolução pessoal – em todos os níveis, seja profissional, afetivo, espiritual, etc. – depende de constante ação e realização. Toda ação que executamos conduz à realização de algo, ainda que não o saibamos. Atos impulsivos e mecânicos podem ter consequências desagradáveis e, muitas vezes, nefastas. Por outro lado, atos planejados com discernimento e inteligência geram resultados magníficos. Mesmo quando optamos pela inação, estamos agindo, pois a inação gera consequências. Parece paradoxal, mas agimos quando não agimos. A inação, na verdade, pode conduzir à decadência.

Somos o que pensamos e o que sentimos; somos as palavras que proferimos; somos as nossas ações. Estas moldam nosso caráter produzindo fortes impressões em nossa alma. Quando praticamos ações injustas, fazemos pacto com a injustiça e nos tornamos injustos. Por outro lado, uma pessoa torna-se justa praticando atos de justiça, ou seja, atos em harmonia com as leis que regem o Universo, a Natureza e a vida humana.

Estabelece em tua mente os objetivos da tua vida – e que sejam edificantes. Grava-os na tua consciência. Trabalha com ardor e coloca tua alma e teu sangue neles. Sê grandioso no que fizeres.

PAZ E TRIUNFO!

Fabio Araujo
Enviado por Fabio Araujo em 28/09/2013
Reeditado em 19/01/2015
Código do texto: T4502143
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.