RETIFICANDO OS RELACIONAMENTOS

RETIFICANDO OS RELACIONAMENTOS

Mateus 19.16-22

Introdução: Deus nos criou seres relacionais. Vivemos em sociedade, e devemos aprender a ter bons relacionamentos. A Base para que os relacionamentos sejam bons, é o amor. O texto acima nos ensina sobre o amor como base para os relacionamentos.

Certa vez Luther King disse: "O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." Nos dias de hoje eu diria: “O que me preocupa não é a falta de amor dos governantes, dos exploradores, dos egoístas, e dos pseudos-religiosos... O que me preocupa é a falta de amor nas atitudes dos cristãos”.

I- DEVEMOS AMAR UNS AOS OUTROS

1° João 4.11: “Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros”.

Fomos alvos do amor de Deus. E se o amor de Deus está em nós passaremos a amar uns aos outros. Amaremos nossos irmãos em Cristo. Amaremos nossos familiares. Amaremos nossos vizinhos e amigos de trabalho. Enfim, amaremos!

O amor é incondicional, isto é, não depende se o outro merece ser amado, simplesmente amamos, pois o amor cobre erros, injustiças, fracassos e decepções.

A base dos relacionamentos é o amor. Os problemas de relacionamentos mostram as falhas e a ausência do amor. Confessemos nossos pecados e amemos a todos.

II – DEVEMOS AMAR COMO CRISTO NOS AMA

1° Coríntios 13.7: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

TUDO SOFRE: O amor nos leva a tudo sofrer pelos outros. Seja um intercessor anônimo. Sejamos sensíveis as necessidades dos outros. Oremos pelos perdidos sem Cristo.

TUDO CRÊ: O amor nos leva a tudo crer. Creia na mudança de caráter dos outros. Creia na conversão em Cristo dos perdidos. Quem crê não julga, não condena, mas ajuda o próximo a se tornar semelhante a Cristo.

TUDO SUPORTA: O amor nos leva a tudo suportar. Suporte e leve o prejuízo. Suporte, não revide. Suporte, não se vingue. Suporte, não resista ao perverso.

TUDO ESPERA: O amor nos leva a tudo esperar. Espere por tempos melhores nos relacionamentos. Espere e peça perdão. Espere e perdoe. Espere e ame os inimigos. Espere e ore por aqueles que te prejudicaram.

III – O AMOR DEVE SER DEMONSTRADO EM ATITUDES.

Mateus 19.16-22

1.Interceda pelos outros;

2.Perdoe;

3.Peça perdão;

4.Ouça mais fale menos;

5.Fale palavras de amor e de edificação;

6.Faça todo o bem possível para todos;

7.Negue a si mesmo em favor da paz;

IV – CONCLUSÃO:

Repensemos o nosso amor. Como disse o ap. João: “Pois quem não ama seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”. Em tudo: sofra, creia, suporte e espere. Lembre-se: “As pessoas boas merecem o nosso amor, as ruins precisam dele”.

Viva o Evangelho de Cristo, ame como o Senhor, pense como o Senhor, sorria como o Senhor, tenha os mesmos sentimentos que o Senhor. Sejam semelhantes a Cristo em atitudes, palavras, vontades e sentimentos.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 27/09/2013
Código do texto: T4500908
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.