TERAPIA DO ELOGIO
Ao longo de minha vida, tive a oportunidade de me relacionar com uma diversidade muito grande de pessoas, seja no aspecto classe e/ou escolha cultural, social, religiosa, etc... e pude observar algo muito intrigante e motivo de reflexão em nossas vidas:
- A dificuldade que o ser humano tem de elogiar o outro, e não só o outro, mas tudo.
Socialmente, as pessoas desenvolveram uma gama infinita de subterfúgios, para não “ficar tão feio para elas”, passando com isso a adotar os mais diferentes termos genéricos, ao elogiarem, para não precisar reconhecer e avaliar profundamente o aspecto positivo da pessoa em questão, e ao mesmo tempo “fingir” que analisou o que foi dito, feito, ou assim por diante (superficialidade).
Senão vejamos, expressões e termos tais como: Ah, Interessante, Legal, Bom, Dez, Bonito (a) e suas variantes até o bonitinho; enfim, grande é a dificuldade, tanto de encontrar novos adjetivos para elogiar a pessoa ou situação em questão, como para realmente nos aprofundar na nossa avaliação e posicionamento.
Mas o que realmente é gritante, é a interminável lista de adjetivos na hora de colocarmos nossos demônios para fora, e esculacharmos com alguém, coisa ou situação.
Neste caso, o vocabulário passa a ser riquíssimo de um segundo para o outro, não nos escapando uma palavrinha ofensiva e/ou negativa sequer.
No triste momento, queremos mesmo é detonar com o outro, acabar, espezinhar, pisotear, liquidar, destruir, desmoralizar, humilhar... ufa, isto que não estou brigando com ninguém, e nem mesmo usando o rol infinito de xingamentos , dos quais somos craques em utilizar numa discussão para lá de calorosa.
Bem, a questão abordada aqui é: Por que temos tanta dificuldade de elogiar?
Penso que a grande dificuldade das pessoas está diretamente relacionada à falta de empatia, de querer se envolver mesmo, e analisar as coisas, acabamos sendo muito superficiais no dia a dia, por inúmeros motivos pessoais de cada um, e o pior de tudo, a dificuldade de ver o positivo.
Mas posso afirmar que ao determinarmos um treinamento diuturno do elogiar durante nossas vidas, as coisas passam a ter outro sabor.
Treinar nossas mentes para enxergar o positivo nas coisas, pessoas, frases, imagens, animais, enfim, em tudo, traz um novo colorido para nossas vidas e almas. Treinar nosso vocabulário com infindáveis e diversos elogios verdadeiros e não mais superficiais, mexe no âmago do outrem. O deixa feliz, realizado, se sentindo confiante e reconhecido e acredite o retorno é imediato, ímpar, pois toda essa relação, mesmo que distante e breve, fica grandiosa e emana uma aura à conexão entre aqueles seres, e passamos inclusive a nos reconhecer e perdoar mais. Nosso olhar começa a ficar aguçado para a fragilidade humana, e por conseqüência, para a nossa própria fragilidade e capacidades, potenciais. Ao estarmos mais próximos dos outros, aproximamo-nos de nós mesmos, nos descobrimos e nos amamos, e vice-versa.
ENTÃO, PRATIQUE INCANSAVELMENTE A TERAPIA DO ELOGIO VERDADEIRO! POIS TUDO E TODOS TEM EM SI ALGO BOM, POSITIVO. BASTA PRATICAR E AGUÇAR SEU OLHAR!