O jogo da vida

Podemos enxergar a existência como um jogo. Tal como neste, existem regras, encontramos cenários, desenvolvemos habilidades, adquirimos recursos, nossas energias (psíquica e física) se encontram em determinado nível num dado instante, recebemos tarefas e missões, podemos fazer "upgrades" (ascensão profissional, econômica ou social), encontramos personagens (as pessoas com quem interagimos) e o personagem principal, ou protagonista, que é cada um de nós.

Tal visão implica na necessidade de desenvolvermos a Inteligência, mas não me refiro somente à inteligência de ofício. Em outras palavras, no jogo da vida não basta ser um excelente programador, um excelente comerciante, um excelente engenheiro, ou seja qual for tua profissão. Necessitamos ir além. Convém que nos aventuremos em distintas áreas do conhecimento, que desenvolvamos uma visão holística do mundo e que, sobretudo, estimulemos a criatividade e a habilidade para solucionar problemas.

Lembremo-nos de que não somos as circunstâncias que nos cercam; elas podem desabar, mas a vida flui em seu dinamismo irrefreável e tudo muda constantemente. Permanece de pé e, se caíres, levanta-te e honra esta dádiva chamada Vida. Quem és tu no jogo da existência: jogador ou peça de tabuleiro? A escolha é tua.

Fabio Araujo
Enviado por Fabio Araujo em 23/09/2013
Código do texto: T4494598
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.