SUPERANDO CRENÇAS ENRAIZADAS.

O difícil é refazer o caminho quando já percorremos uma distância muito longa. É preciso muita coragem para reconhecer o erro. E sobretudo, é preciso amor-próprio e muita humildade para nos rendermos diante da nossa ignorância e rispidez diante dos avisos que nos foram dados ao longo do caminho. É bem possível que tentemos justificar o nosso "chega pra lá" nos alertas do caminho, usando o argumento da nossa vontade intensa de caminharmos livremente: livres de sinalizações, sem pedestres, sem regras de trânsitos e muito mais. Mas talvez não seja necessário dizer que isso é uma bela de uma utopia, criada na mente de motoristas estressados nas agitadas estradas de hoje em dia.

Essa analogia mostra que na raiz do nosso "chega pra lá" existe uma exagerada atenção no que é aparente, no que é óbvio, no que é consciente.. Culturalmente, fomos treinadas para darmos atenção especial às nossas vontades imediatas.

Não pense você que a função copie e cole existe apenas no mundo da informática. Ledo engano! Essa essência do "tudo pronto e na hora" acabou sendo interiorizado para alimentar nosso comportamento imediatista. Isto gravemente, faz com que nossa vida fique sempre na superfície. É raro vermos a busca pela raiz das coisas. Esse hábito cultural imediatista aumenta nossa possibilidade de erro e prolonga nossa vida dentro de paradigmas obsoletos. .... E se manter no status quo do auto-engano é sem dúvidas muito mais confortável do que refazer o caminho, do que confrontar nossas crenças de muitos anos. A mudança de paradigma exige coragem e firmeza de caráter para enfrentar a guerra silenciosa estampado nos olhos das pessoas que sempre de certa forma te endeusaram naquele status. E não são pessoas estranhas não. Geralmente a maior desaprovação vai está dentro de sua casa, entre as pessoas que você mais ama, que são seus parentes: pais, filhos, tios , avós e amigos mais próximos.

A impressão que tenho é que parece existir um contrato invisível que prega que não podemos mudar. Muito semelhante à uma lei pétrea que não pode ser mudada por nenhuma emenda constitucional. Mas quem disse que não podemos questionar nossas crenças? e por que não questionar?.. a resposta esta no desconforto que esse questionamento pode gerar. O que passa em nossa mente é "E se eu descobri que estou fazendo a coisa errada todos esses anos?"....É muito mais confortável deixar as coisas como estão.....E paga-se um preço alto pela mudança de status....refazer o caminho é sempre muito desconfortável, mas nos permite viver a verdade...

Se sentir aceito é apenas uma questão de se aceitar na nova maneira de viver e pensar.

E é uma ilusão achar que essa mudança afastará amigos...Na verdade, não afasta, apenas seleciona.

pense nisso

fabio junio almeida prates

Fabio junio Almeida Prates
Enviado por Fabio junio Almeida Prates em 23/09/2013
Reeditado em 25/09/2013
Código do texto: T4493798
Classificação de conteúdo: seguro