Criatividade

A criatividade é uma competência pessoal, e diferentemente do que muitos acreditam,ela não é uma dádiva apenas de algumas pessoas. A criatividade existe em cada um de nós .Apenas pode estar adormecida. A nossa cultura ocidental nos educou apenas a trabalhar de forma racional e educar o indivíduo para o preparo técnico ,deixando de fora o comportamento e a criatividade .Em função desses valores soco-culturais limitantes e supressores da liberdade , "as mãos ocidentais necessitam ser liberadas", pois o indivíduo acabou sendo cerceado e limitado para criar suas próprias idéias e pensar de forma independente . Isso acontece porque as informações e conhecimento adquiridos vão se perdendo por meio da repressão no momento da aprendizagem ,e assim , o inconsciente se tornará um lugar a ser explorado caso se deseje retomar o que foi perdido e liberar a criatividade .Como este é um tema complexo que o desenvolvimento da personalidade e seu autoconceito, autoestima e autoconfiança não poderei aqui falar sobre isso de forma exaustiva.Mas gostaria de dar algumas dicas apenas para aqueles que necessitam da criatividade no trabalho .

Eis aqui alguns fatores que limitam a criatividade

1. A rotina : Conhecer lugares e pessoas novas, buscar novas referencias. O hábito pode ser um inimigo da criatividade

2. Medo de errar: O medo faz a gente ir pelo caminho mais fácil .Isso impede a busca de noas possibilidade e alternativas

3.Ficar Preso a Uma Ideia : Você pode ter mil ideias,mas tem colocar em prática aquilo que for mais adequado e cada momento.Explorar outras formas de pensar é desejável

4. Foco Apenas na realização : O tal PDCA tem seu valor para a eficácia da realização,mas nunca se pode esquecer a razão do que se esta fazendo , a motivação pela qual tudo começou.A paixão é a energia da perfeição e realização.

5. Ficar esperando uma ideia genial: Se não tem ainda uma ideia genial use a que você tem na mão. Isso te levará um pouco mais longe cada vez mais.

6. Falta de Tempo: a criatividade precisa de tempo e espaço para germinar. Deite-se sobre seu problema, e talvez você acorde com a solução

Rosangela Brunet

Rosângela Brunet
Enviado por Rosângela Brunet em 06/09/2013
Código do texto: T4470442
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.