E ainda ao lado do Mestre
Lembro-me bem de cada detalhe, de todas as parábolas, de como as articulava minuciosamente, para que nós pudéssemos assimilar cada detalhe ali entrelaçados naqueles sublimes versos. Geralmente isso acontecia sempre ao cair da tarde, quando o sol já ia se despedindo de nós e nossas mentes também já estavam mais dispostas a assimilar os ensinamentos D’aquele que conseguia com um simples olhar magnetizar multidões, o que naquela época não passava de pouco mais de umas centenas de pessoas, devido o medo das represálias que poderiam sofrer por parte do Governo dominante. Eu, que me julgava superior a tudo o seguia à distância, apenas observando a sua imensa sabedoria e o grande poder que exercia sobre a massa, sua capacidade de magnetizar era impressionante, mas devo admitir que aos pouco fui me afeiçoando a Ele e comecei então a analisar melhor tuas preciosas palavras.
Hoje, muito me arrependo de não ter me aproximado mais, de tê-lo, defendido quando preciso, de tê-lo amado na hora certa, de tê-lo entendido a tempo, de livrá-lo daquela madeira fria e infame.
Mas voltando à sua filosofia de vida,`as suas belíssimas parábolas, o que mais me chamou a atenção até hoje foi a única forma que nos deixou de nos aproximarmos de nosso Pai, com respeito, dignidade, afeto, humildade e amor, não é atoa que o chamamos de irmão Maior, de Mestre, Ele nos deixou o Pai Nosso. Quem sabe rezar, orar, soletrar ou até mesmo fazer do Pai Nosso uma prece, não apenas recitando como se fosse apenas mais uma poesia, mas tirando dele o que ele realmente nos traz, no final vai se sentir junto ao Mestre em uma das muitas Moradas do Pai. A seguir vou tentar reprisar como as vezes me sinto a sós e imaginando Jesus nos ensinando ou como queria que nós interpretássemos o Pai nosso.
É mais ou menos assim:
PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS.
Nesse primeiro verso Ele já nos ensina a não sermos egoístas, ao repartir conosco o Pai, querendo que o pai dele seja também o nosso pai.
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME.
E só o nome D’aquele que criou tudo poderia ser Santificado, não o de um simples humano que na época ainda representava Jesus para a Humanidade.
VENHA A NÓS O VOSSO REINO.
Aqui Ele nos ensina a pedir licença para um dia possamos ir até o teu Reino, Reino livre das impurezas que existe onde estamos vivemos em busca da depuração de nosso espírito ainda longe de poder almejar estar junto a sua Magnitude.
SEJA FEITA A VOSSA VONTADE.
Pede para que seja feita a vontade do Pai e não a nossa, pois é Ele que melhor sabe do que nós precisamos.
ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
Vejam só mais uma vez a grandeza da tua inteligência, ao nos mostrar já naquele tempo a existência de outros mundos, ao nos falar do céu, diferenciando da Terra, nos mostrando que o lugar onde Ele vive é livre de sofrimento, de dor, sentimentos que apenas nós buscamos e que devemos nos livrar deles para alcançarmos a tua morada .
O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE.
Que verso cheio de sutileza, aqui Ele nos faz ver a importância que o trabalho tem em nossas vidas, nos tornando úteis perante a Sociedade, e que é através do trabalho que vamos conseguir nos tornar dignos de um dia, almejarmos outros mundos por nós mesmos.
PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS.
Poderia Ele muito bem dizer perdoe a minha dívida, porque uma ofensa é uma dívida, mas não, nos alerta também que as dívidas de nossos irmãos estão atreladas às nossas e por isso, devemos ajudá-los no pedido do perdão.
ASSIM COMO PERDOAMOS A QUEM NOS TENHA OFENDIDO.
Imaginava então com o seu coração puro, que quando fossemos orar já havíamos perdoados as ofensas a nós dirigidas por nossos adversários, o que infelizmente nos dias de hoje em muitos corações isso não acontece, mas o caminho é longo e o aprendizado ainda há de chegar também a estes irmãos.
E NÃO NOS DEIXAI CAIR EM TENTAÇÃO.
E que depois de havermos perdoados os nossos irmãos, nos proteja para não cairmos mais em tentações, para não fornicarmos mais, mantermos o coração limpo.
MAS LIVRAI-NOS DO MAL. (Na hora da morte), fiz essa observação porque em alguns Pai Nossos, existe este complemento.
Nos ensina a pedir para nos livrar de qualquer mal, pois o mundo está cheio de armadilhas e como no decorrer da vida terrena vamos adquirindo muitos inimigos e, pode ser que alguns deles já tenha partido antes e esteja a nossa espera para um acerto de contas, nos ensina a pedir apoio na hora do desencarne, que pelo menos naquele momento tenhamos paz, para uma passagem menos sofrida.
AMÉM.
E arremata com a palavra que significa no aramaico, concordância, ou seja, devemos estar de acordo com tudo o que de coração limpo, acabamos de pronunciar.
Vez por outra ainda passeio meus já cansados olhos por outras preces de diversos Espíritos Iluminados, mas confesso que nenhuma me comoveu tanto como essa, ela tem de tudo, tem pedido, tem agradecimento, tem reconhecimento, humildade e acima de tudo cativa, mesmo que decorada surte efeito, traz paz a quem a declama e quem ouve, mesmo não conhecendo de perto o autor parece que no momento de sua exposição, Ele se faz presente. E é por isso que eu digo, sofrimento maior ainda é para aqueles que presenciaram esse momento magnífico, o momento da criação dessa prece e não a levaram a sério, talvez seja por isso que até hoje ainda me arrependo por não tê-la abraçado no seu primeiro dia de vida.
Muitas vezes tento até esboçar uma prece de minha própria lábia que esteja desprovida de quaisquer impurezas que teimam em queimar ainda meu coração, mas ciente de que sou no momento devedor de inúmeras dívidas passadas, me conformo em saber que tenho poucas chances de ser atendido plenamente. Mas me alegro de estar no caminho certo, de hoje já saber admirá-lo como deveria ter feito naquela época e quem sabe já estar galgando mundos melhores, a evolução humana é assim, de encarnação em encarnação, de experiência em experiência é que chegaremos a brilhar no campo mais sagrado a nós reservado pela Divina Providência. Não acabou não, um dia eu volto. Cabe salientar que esse é o pensamento de uma mente simples, mas milenar e ainda em apredizado.