Lâmpadas do Corpo
 
 
"Os olhos são a lâmpada do corpo, se os olhos forem bons todo o corpo será luminoso." Se nossos olhos forem bons, quer dizer, não forem julgadores, discriminadores, precipitados, maliciosos, gananciosos, ciumentos, invejosos e etc... todo o corpo será beneficiado, pois é através dos olhos (as janelas da rua) que entram em nosso coração todo o tipo de imagem. Quando os olhos são bons eles nos traráo belas imagens, mesmo quando não são tão belas para outrem, porem para nós, a maneira como olhamos fará a diferença... Se olharmos com desejo de julgar pela aparência seremos com certeza decepcionados, pois nem sempre a aparência trará a verdadeira imagem... Na verdade nossos olhos não captam a essência, e esta é a verdadeira imagem de alguém. A aparência é como um rótulo, as vezes rotulamos alguém segundo a sua aparência, porem, se compararmos, é como quando compramos um perfume apenas nos baseando na embalagem; por fora parece-nos que contem algo muito precioso mas quando vamos verificar a essência nos deparamos com a realidade: aquilo que parecia maravilhoso aos olhos não era tão maravilhoso assim ao olfato. Resultado, ficamos decepcionados.
Devemos aprender a olhar pelo prisma que Deus nos olha, Ele nos olha primeiro por dentro e depois Ele nos vê por fora... Para Ele o que importa é a essência e não a aparência. Pra Deus o que importa é ser e não ter...As inversões de valores promovem distorções na nossa ótica, e deixamos de apreciar o que realmente encanta para apreciarmos somente o que deslumbra. O deslumbramento ofusca a verdadeira imagem do ser e nos mostra apenas o ter, tem beleza, tem charme, tem dinheiro, tem pose, tem porte, tem fama, tem posição e etc... O encantamento porém vai transformando o feio em lindo, o indelicado em delicado, o pobre em rico (senão financeiramente mas em riqueza de caráter), o desajeitado em aprumado, o desconhecido em reconhecido, o último em primeiro...Temos apenas que aprender a usar os olhos como verdadeiras lâmpadas, elas tem o poder de nos mostrar aquilo que está no escuro, no obscuro, por detrás, sob. Só observaremos melhor quando as lâmpadas forem acesas e como poderemos acendê-las? Através dos mandamentos divinos que nos ensinam a viver de maneira que amemos a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a nós mesmos. Quando amarmos o outrem como amamos a nós, jamais olharemos sem analisarmos a nós primeiro, então a luz dos nossos olhos brilhará tão intensamente que refletirá o próximo como que se ele se despisse em nossa frente mostrando o que está lá dentro de si e encantando-nos com a imagem da sua alma. Não deixemos que nossos olhos nos traiam trazendo até nós a imagem precipitada das coisas, todavia olhemos como que se estivéssemos olhando para dentro de nós mesmos e contemplemos nos outros a imagem e semelhança de Deus.
Nira de Andrade
Enviado por Nira de Andrade em 11/04/2007
Reeditado em 21/03/2014
Código do texto: T446154
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.