Plantar uma Árvore, Escrever um Livro e Ter um Filho

Há um ditado popular que diz: Para que uma pessoa tenha uma vida completa será necessário cumprir no mínimo três tarefas:

- Plantar uma árvore;

- Escrever um livro;

- Ter um filho.

Resolvi analizar uma de cada vez:

Plantar uma árvore: na verdade podem ser várias árvores, nunca serão demais, a preocupação com meio ambiente e com as gerações futuras é bastante louvável.

Escrever um livro: uma das formas mais eficientes de registrar pensamentos, histórias ou orientações que servirão de base para as próximas gerações. Quantos mais estudos, inspirações, relatos e teorias publicadas, melhor!

Ter um filho: dessa vez o "quanto mais melhor", não se aplica, não por ser ruim ter vários filhos, mas pelas dificuldades da criação, principalmente na educação. Para que um filho seja um agente de transformação no futuro, ele deve ser bem criado, preparado no mundo de hoje. Sabemos das limitações e por isso a quantidade não é importante e sim a qualidade da formação do ser humano.

Enfim, essas três ações citadas como pontos chaves para plenitude da vida, nos propoem deixar nosso nome marcado de alguma forma na história:

"Este livro foi escrito por uma pessoa que plantou aquela árvore cujo filho é aquele que hoje faz a diferença."

Mas será que a vida é tão simples assim?

Será que a plenitude é alcançada com uma receita inventada por um infeliz que se julgou "O Pleno" por alcançar essas três coisas importantes mas não únicas para um satisfação pessoal?

Simplistas e egoístas, o que começou e os que difundem esse ditado.

Por que não falaram em fazer bem ao próximo, aquelas pessoas que sofrem hoje?

Simples visitas a hospitais, casas de repouso ou de recuperação, orfanatos, ações que possam melhorar a vida das pessoas hoje, Agora! Mas sem deixar de pensar no futuro é claro.

Olhemos menos pra nós mesmos e mais no que vem acontecendo a nossa volta, muitas vezes uma palavra de conforto pra quem precisa, vale mais que bens materiais.

Escrevamos livros, plantemos árvores, façamos filhos, mas sem nunca esquecer que existem mais pessoas ao nosso lado, pessoas que nunca terão as oportunidades que tivemos, ou mesmo usufruirão do nosso legado no futuro, se é pra elas existe um futuro!

E agora se não se importarem eu estou mudando o famoso ditado popular:

Para uma pessoa ter uma vida completa será necessário cumprir no mínimo quatro tarefas:

- Plantar uma árvore;

- Escrever um livro;

- Ter um filho;

- Fazer pessoas felizes.

Reka Gusmão
Enviado por Reka Gusmão em 26/08/2013
Reeditado em 26/08/2013
Código do texto: T4452817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.