Sócrates

   Verdadeira ou lendária, há uma passagem na vida de Sócrates, que já era famoso quando foi convidado a dar uma aula para crianças que começavam os estudos. Como se tratava de um homem inteligente e simples, gastou o pouco tempo que dispunha ensinado os alunos um pequeno poema, obrigando os alunos até decorá-lo. Muitos anos depois, uma dessas crianças, chamoda Platão, garantia que tudo esquecera os versos ensinados pelo mestre.
    Platão ficou para Sócrates como os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas, mais os apostólos Paulo, em conjunto, ficaram para Jesus de Nazaré, transormando-o num Deus. Moral: ao ensinar um porma às crianças, Sócrates não apenas fez os alunos aprenderem alguma coisa, mas garantiu a sua imortalidade na história do pensamento humano. 
    Sócrates acabou sendo obrigado a beber cicuta, sob a acusação de que corrempia a juventude, os discípulos, entretanto, guardaram suas lições que acabaram dividindo a filosofia em antes e depois dele. Sócrates era hábil em retirar dúvidas de seus discípulos, mas também era competente bastante na arte de semear muitas outras  – a sua dúvida era metódica.
    Socraticamente desconfio de pessoas que perdem o seu, e o tempo dos outros com argumentação cansativa, e, muitas vezes, vazias. Na filosofia aprendemos que Sócrates foi a semente, Platão  a árvore e  Aristóteles o fruto.
                                         
                                        Roberto Gonçalves
                                                 
Escritor
RG
Enviado por RG em 24/08/2013
Reeditado em 12/09/2016
Código do texto: T4449134
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.