Medo de crescer

Ontem de noite eu me peguei pensando em como o tempo passa rápido e como as coisas mudam. O ano está voando, e isso me assusta. Antes eu queria que o tempo passasse depressa; agora, não quero mais. Olho para trás e vejo que há pouco tempo eu estava ansiosa para começar o Ensino Médio, louca de vontade de ir para um colégio novo, de conhecer pessoas novas (mesmo sabendo que eu faria amizade com poucas, já que sempre gostei de me isolar), de ter aquelas matérias que os meus amigos mais velhos diziam que eram complicadíssimas... eis que estou no penúltimo ano e desejo com todas as minhas forças que as horas passem mais devagar, que a velocidade na qual os dias estão passando seja reduzida.

Mas, por que esta mudança tão repentina? Porque o meu medo de crescer é maior que o meu um metro e sessenta e quatro centímetros de altura, é mais pesado que os meus "não-direi-quantos" quilos, é mais forte que os ossos que me sustentam. Sendo mais específica: meu medo é (muito) maior que eu. Sabe quando dá aquele medinho de não passar na faculdade dos sonhos, de não ver mais aquele guri que estuda em outro colégio e que se forma este ano, de não conseguir fazer as coisas que foram planejadas? É, isto define uma minúscula parte do meu medo.

Ainda nem tenho dezessete anos, mas sinto o peso dos dezoito vindo em minha direção. Cinco anos atrás eu sonhava em chegar à idade adulta e ganhar aquela independência (que, com o tempo, descobrimos que é mais imaginária que real) que as meninas dos filmes têm. Agora, faltando menos de dois anos para que tal idade chegue, eu quero voltar no tempo. Nem quero voltar tantos anos assim, sabe? Eu queria voltar ao ano passado e mudar algumas coisinhas.

Por que eu não posso fazer isto, né? Se pudesse voltar, eu não ficaria encarando aquele garoto e agora não ficaria pensando tanto nele. Ou, ao invés disto, eu poderia tentar me aproximar logo de cara - tudo seria tão mais fácil! E eu tentaria entender Química e Matemática desde o começo para nunca pegar uma recuperação na minha vida. E faria mais amigos... ou me afastaria de algumas pessoas.

Mas, como voltar no tempo é inviável, me resta torcer para que ele passe mais devagar. De preferência, na velocidade de uma tartaruga, nem que seja só nestes últimos meses do ano. E vou me esforçar para cumprir as minhas metas, aproveitar todas as chances de alcançar meus objetivos e... não sei. Posso fazer o que for, mas nada vai me deixar mais corajosa. Afinal, lá no fundo da minha alma ainda existe uma menininha de quatro anos que morre de medo do que pode acontecer no dia seguinte.

- Lillian Cruz

Lillian Cruz
Enviado por Lillian Cruz em 23/08/2013
Código do texto: T4448392
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.