RECOMEÇANDO COM CRISTO

RECOMEÇANDO COM CRISTO

João 3.1-6

Introdução: No texto de João 3.1-6, nos conta sobre uma conversa teológica entre Jesus e um fariseu chamado Nicodemos. Os fariseus eram pessoas que estudavam profundamente a Palavra de Deus, oravam pelo menos cinco vezes ao dia, eram dizimistas fiéis, e irrestritos na guarda do sábado. Eram excelentes religiosos.

O problema dos fariseus é que eles confiavam em sua própria justiça, e criam que eram dignas e merecedoras da salvação eterna. Este tem sido um problema comum nos dias de hoje, muitos pensam que são merecedoras do céu pelo simples fato de não praticar grandes maldades. Este é um pensamento enganoso, pois não somos salvos por nossos méritos, mas pela misericórdia de Jesus (Efésios 2.8-9).

Na conversa com Nicodemos, Jesus afirma que todos têm que experimentar o novo nascimento espiritual. Isto é, todos devem iniciar uma nova vida em Cristo. Portanto, devemos parar com a autoconfiança, auto-suficiência, auto-justificação, e zerar tudo. Que tal iniciar uma nova vida em Cristo? (2° Coríntios 5.17).

Talvez você esteja se perguntado: o que significa ser cristão?O termo cristão no sentido original significa: aquele que aderiu a Cristo, ou aquele que é um seguidor de Cristo. O verdadeiro cristão é aquele que tem um compromisso profundo com Cristo, e vive os princípios da Palavra de Deus.

Você é um cristão verdadeiro ou falso? Se sou um cristão verdadeiro tenho uma experiência pessoal com Cristo, tenho fome da Palavra de Deus, e busco obedecer a Deus em tudo, em todas as coisas e em todos os momentos.

Se sou um cristão verdadeiro Jesus é o Senhor da minha vida. A Bíblia ensina que Jesus é o Senhor, e comprou as nossas vidas morrendo na cruz. E se ELE comprou, é o dono e pode fazer o que quiser conosco, e nós devemos servi-lo incondicionalmente, obedecendo-o em tudo. Jesus Cristo é o Senhor amoroso, gracioso, perdoador e exigente. E espera a nossa obediência e trabalho.

Hoje, devemos nos perguntar: Quais áreas da minha vida precisam renascer em Cristo? Quais atitudes pecaminosas devem ser abandonadas? Estou sendo obediente em tudo ao Senhor Jesus?

A obediência é fundamental e é experimentada através da dependência do Espírito Santo. Mas, para isto precisamos reconhecer a nossa pobreza espiritual. Ser pobre de espírito é reconhecer que sem o auxílio do Espírito Santo não abandonaremos velhas atitudes pecaminosas. É o Espírito que nos conduz a uma nova vida em Cristo.

Reconhecer-se como pobre de espírito é vital, pois nessa atitude humildemente confessamos nossos pecados, nossa pequenez e fraqueza. Não temos a capacidade de salvar a nós mesmos, é somente através da graça de Jesus que somos salvos. Portanto, arrependa-se do seu pecado e entregue a sua vida a Cristo. Torne-se dependente de Cristo, e seja carente de seu amor.

Jesus é o seu Pastor? Em João 10.27 lemos: As minhas ovelhas ouvem a minha voz e Eu as conheço, e elas me seguem. Neste versículo são citadas três características de um seguidor de Cristo:

1.Ouve a voz de Cristo (estuda e conhece a Bíblia),

2.O Senhor as conhece (busca a Deus através da oração e jejum);

3.Segue a Jesus (Obedece e imita a Cristo em Suas atitudes).

Nos Evangelhos vemos Jesus amando, servindo, ajudando e cuidando das pessoas, vemos Jesus orando e obedecendo ao Pai em tudo, Jesus nunca pecou. Se somos seus discípulos devemos obedecer e imitar a Cristo em toda a nossa maneira de viver.

Há muitas pessoas que se dizem discípulas de Cristo, mas estão vivendo uma vida de pecado, e desobediência aberta a Palavra de Deus. Examine a sua vida!

Conclusão: Infelizmente, há muitos que se dizem cristãos, mas não são seguidores de Cristo. Segundo 1° João 2.3-11, se somos cristãos verdadeiros três qualidades devem estar em nossas vidas:

1.Aquele que diz que conhece a Cristo obedece a Sua Palavra (3.-5)

2.Aquele que diz estar em Cristo vive como Ele viveu (6)

3. quele que diz estar na luz ama seu irmão (7-11)

Como anda seu relacionamento com Deus? Hoje, é tempo de recomeçar em Cristo!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 18/08/2013
Código do texto: T4440211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.