Segundo Machado de Assis:

"A abolição é a aurora da liberdade; emancipado o preto, resta emancipar o branco." Machado de Assis - Em "Esaú e Jacó" (1904).

Até hoje estamos esperando essa bendita aurora, assim como, a emancipação dos homens, pouco importa que sejamos brancos, pretos, azuis, verdes... A questão é moral, política, cultural, racional, afetiva... Cada vez mais aceitamos viver em prisões sem celas, onde somos os nossos próprios carrascos. Além disso, estamos cegos e arrogantes, no mesmo passo, não estamos sabendo a ouvir, falar e, atrozmente, viciados em impor as nossas vontades sem aceitarmos ser questionados. Indiscutivelmente os papéis e a cartilha dos bons costumes, que, por sinal, são indivisíveis na construção de um "homem digno", a priori, digamos que, estão comprometidos a serem jogados na latrina por todo nós. Não é verdade? Hoje, ineptamente, conceituamos como homens (mulheres) dignos, de forma impura e imbecil, não obstante, os qualificado por terem: dinheiro, beleza física, status ou qualquer outra demonstração de poder. - Não passamos de uma simples moeda, bagatela, escambo, de um objeto de uso e prazer com data de validade e código de barra. É pífio!

Felizes daqueles que alimentam suas mentes, impõem em concordância com respeito adquirido, tal como, suas inteligências trabalhadas. Essa é a real beleza ou, esses são os verdadeiros belos. Contudo, são nesses "poucos homens" que os "debilitados de si mesmos", vão procurar acolhimento, força existencial, proteção e amor. Tudo isso, é bíblico!

Louis Araújo
Enviado por Louis Araújo em 15/08/2013
Código do texto: T4436180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.