Na sabedoria, a paz!
Ah, que maravilhosa essa densidade emocional que algumas pessoas transmitem! Densidade essa que só a experiência traz! Por experiência não me refiro à idade apenas, mas à sabedoria retida na reflexão do vivenciado, amargurado e superado! Tragédias, melhor que não existissem, mas isso não está em nossas mãos! A forma como alguém lida com elas e, mais importante, o que aprende com elas, é o que diferencia o sábio do homem comum!
A estupidez humana reside menos na sua incapacidade de lidar com os erros e dores do que com sua incapacidade de aprender com eles! É emocionante quando os olhos, gestos e palavras de alguém transmitem toda complexidade, todo sentimento, toda beleza e tristeza, o quadro fidedigno da nossa fugaz passagem por esse parodoxal mundo profano e sagrado.
No correria do dia-a-dia, na rotina do colocar o pão na mesa, esquecemos de lembrar que somos capazes de refletir e aprender, acabando por dar relevância a ninharias e nos estressando em disputas estéreis. Reclamamos do vento, da chuva, do calor, imprecamos, desbocamos, cansamos e dormimos sem reservar um mínimo tempo ao que do nosso tempo fazemos. A vida passando ao largo e nós, míopes, reduzindo sua relevância ao círculo constrito de nossas misérias e prazeres fugazes, deixamos de dar-lhe sentido. No afã de preencher o dia, esvaziamos nossa alma!
Faça um favor a si e à humanidade, debruça-te sobre o que estás fazendo, reflete sobre teus propósitos e limites, revê teus atos, erros, (pre)conceitos, dúvidas, certezas e crenças. Na sabedoria de refletir, de reservar um tempo para conhecer a si mesmo, reside o único caminho à paz de espírito!
Abraço!