LIBERDADE E OPINIÃO

Ontem assisti na TV Senado um debate com os organizadores dos protestos que varreram o país nos últimos meses. Os jovens responderam e opinaram sobre questões propostas por senadores, como o passe livre e gastos com a Copa do mundo e Olimpíadas. Falaram ainda sobre diversidade cultural, direitos das minorias e mudanças no sistema político. Até aí tudo bem... Até que ouvi: "O endurecimento da pena para traficantes de drogas vem contra os clamores das ruas"; que” A redução da maioridade penal, é um retrocesso social" e "a criminalização das drogas e do aborto fere a liberdade individual".

Parei. Pensei e decidi escrever, já que democracia envolve a liberdade de pensamento e expressão e assim convido você a refletir sobre o panorama social em que vivemos, onde as drogas financiam o crime; menores matam chefes de família com a certeza da impunidade e que o direito da mulher é principalmente estar bem informada e orientada que uma gravidez pode ser, simplesmente, evitada.

Foi aí que lembrei da frase do Papa Francisco: "Que o clamor dos jovens que ocupam as ruas, não seja manipulado por alguns” e foi aí que me dei conta que nas manifestações não vi cartazes em defesa da família, sobre liberdade de dizer não e sobre o direito de ir e vir.

Perguntei: Onde estão os jovens que ainda acreditam nos valores humanos? Aqueles que não têm medo de dizer publicamente que crêem em Deus? Que tipo de sociedade queremos?

Parabéns aos jovens do debate que não tiveram medo de protestar e defender seus pontos de vista, e agora você que pensa diferente... Onde estás?