Em minha juventude: Vencer



Escrito em 15–09–1979, como continuação de u outro texto de mesmo nome
 

Vencer
 
Vencer não quer dizer vencer sempre. Na guerra em busca da vitória de seus interesses, o homem consegue, muitas vezes, se perverter a um ponto tal, onde a moral é totalmente extirpada ou subvertida aos mesmos interesses, e o caráter humano e a ética social são lançados na mais profunda retração possível...
 
Ao se subjugar pela busca do poder, o homem acabou apelando para os mais baixos, vis e inescrupulosos meios de obtê-lo. A vitória passou não mais a ser uma consequência natural, para ser uma meta, meta para a qual qualquer tipo de conduta é permissível. Porem ao desprezar a razão esquecemo-nos da diferenciação entre o vencer e a Vitória.
 
As vezes a derrota se torna uma vitória mais vultuosa não só física, como interiormente. Falta-nos é a capacidade de percepção para tal. Apelemos para a nossa condição de seres capacitados intelectualmente, e usufruamos de nosso raciocínio, o qual nos coloca em situação de privilégio em relação aos demais animais. Privilégio!!! Na pratica parece muito mais o contrário.... 

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 26/07/2013
Código do texto: T4406366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.