Em minha juventude: Aflorar da decepção



Texto escrito em 15-09-79
Interessante neste texto é que ainda me vejo nele, apesar do termo salvação poder ter algum sentido místico. O tempo e a dinâmica do dia a dia, me fizeram esquecer um pouco de como eu era, e mesmo de minha posição ativa pela busca de uma dignidade humana e social, e contra toda repressão.
 
No aflorar da decepção ideológica, vemo-nos voltados para a busca interminável da salvação. Salvação esta que nunca poderá ser total, pois a falta de caráter humano, honra e hombridade social, nos é marcante, e com as quais parecemos ser magneticamente opostos, nos impossibilita de obtê-la em totalidade.
 
A própria religião, foi transformada em fuga desta realidade, onde a falta de segurança, a exclusão e a miséria amedronta a todos, fazendo-nos buscar em conjunturas desconhecidas a tentativa de encontrar alguma salvação, se não aqui e no agora, quem sabe, vale o risco, no porvir.
 
O homem, por medo, vai aceitando qualquer teologia que ideologicamente apregoe alguma salvação que seja, mesmo que sem nenhuma comprovação. Esquecemo-nos que a referida salvação nunca estará ligada ao fato de pertencermos ao credo a, b ou c. A salvação, se existir, tem de ser o somatório de diversas tomadas de posição, onde a imposição e o medo nunca contarão. Esquecemo-nos também que enquanto o “nível” de vida do povão não melhorar, a fé transforma-se apenas e tão somente em uma fuga, por medo ou por inação.
 
A salvação está, e sempre esteve, em nossas mãos, ou melhor, em nossas mentes. Porque não paramos para pensar, e partimos para medidas, não mais paliativas, porem reais, mas isto necessita coragem e ousadia. O fato é que estas medidas viriam contra os interesses de uns poucos, mas que dominam as massas, que detêm o poder politico, econômico e religioso. Então ....
 
 
 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 26/07/2013
Código do texto: T4406341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.