Excluídos


Os excluídos quase não existem para a sociedade que ajudamos a manter. Eles são seres quase que intangíveis, transparentes para os nosso olhos e para os nossos corações mentais, apenas ganham algum destaque quando aparecem em estatísticas, quando impactam a vida ou o viver de algum abastado, quando colocam em risco ativos valiosos para a economia, quando podem expor ou sujeitar o poder politico, econômico ou religioso, ou quando podem ser massa de manobra para algum projeto falacioso de inclusão. Naqueles casos de risco o estado e a sociedade sabem muito bem o que fazer, criminalizam imediatamente suas aspirações, suas ações, suas organizações ou suas reinvindicações. Um excluído criminalizado é mais seguro do que um excluído engajado, coordenado ou politizado. Um excluído que deixa de ser invisível ou transparente para a sociedade, passa a ser visto como perigoso por esta mesma sociedade e pelos poderes instalados, porque passa a ser fonte de riscos, uma vez que já não tendo nada a perder, tudo pode por suas aspirações, e uma revolta que envolvesse todos os excluídos, todos os segregados, todos os miseráveis, e todos os pobres teria um poder avassalador, a sorte para a sociedade que os exclui é que eles não sabem a força que teriam juntos, e temos o cuidado de os manter desagregados e sem educação, instrução e cultura politica. 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 25/07/2013
Código do texto: T4404376
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.