Deixe que vá

Não sei qual é a logica que vemos ao tentar impedir que certas pessoas deixem nossa vida. Sim, não há argumentos ou explicações que possam justificar tal atitude, mas mesmo assim, é o que fazemos.

É exatamente dessa maneira que agimos diante de uma possível partida. Mas sejamos racionais, de que adianta a pessoa permanecer ao seu lado se essa é somente a sua vontade? De que adianta a convivência dia após dia se o que era para ser prazeroso passou a ser pura obrigação? Será que o que realmente importa é ter um alguém mesmo que este seja “vazio” por dentro, desprovido de qualquer sentimento, perspectiva ou sonhos que incluem você? E fala a verdade, não dói olhar para essa pessoa e ter a sensação de que estão juntos por todos os motivos possíveis e imagináveis, menos por amor? Não dói ficar ao lado dela tendo a sensação de que qualquer palavra mal dita pode culminar no tão temido fim? Vai dizer que não machuca abrir mão de seus sonhos, do que realmente quer só porque os seus planos são contrários aos do seu “amor”? Não dói profundamente sentir que tudo o que você faz não tem o menor valor? Não dói ver que hoje vocês parecem dois estranhos? Vocês já não se reconhecem.

Sim, dói e dói muito. Mas ainda assim preferimos esculpir um sorriso forçado em nossos lábios para que os outros acreditem que tudo está bem, do que deixar que a pessoa se vá. E ela acaba ficando.... por pena, por costume, por compaixão, por amizade, por conveniência, por tantas e tantas outras coisas, menos por uma: POR AMOR... E os meses passam, os anos passam e você continua assim: estagnada, acreditando que é melhor ter um fantoche ao lado do que seguir seu caminho sozinha.

E permanecem na vida um do outro, ocupando um espaço que poderia ser preenchido por coisas maiores e melhores, vivendo em um vazio tão profundo e sem fim, e o principal: se alimentando de um sentimento que já morreu há tempos e só vocês (ou você) ainda não perceberam.

E os dias passam e com eles a oportunidade de você criar histórias diferentes, que realmente façam e tragam sentido a vida. Sendo tão egoísta ao ponto de prender ao seu lado quem há tanto tempo já se foi.

Sim, mesmo tendo um corpo ao seu lado, essa pessoa já se foi. Ela te deixou no momento em que não quis mais fazer parte dos seus planos, ela te deixou quando te fazer feliz já não foi mais prioridade, ela foi embora quando cada segundo ao seu lado passou a ser um peso, uma obrigação que precisa ser cumprida à risca diariamente, ela se foi quando o silêncio entre vocês (tão necessário as vezes) tornou-se enfadonho, ela foi embora no dia que já não conseguiu mais sorrir ao seu lado e nem fazer você sorrir... Então me diga: para que? Por quê?

Deixe que vá. Se já não sente mais nada além de costume, se já não vê mais motivos que o façam ficar, deixe que vá. Se não consegue sentir nem metade do que sentiu um dia, se você se sente diariamente pisando sob um “campo minado” onde um erro pode significar seu fim, se suas palavras, seus sentimentos, seus sonhos, seus pensamentos precisam ser friamente analisados antes que os diga, deixe que vá. Se já não tem liberdade, se suas ações são limitadas, se seu amor se tornou uma verdadeira prisão, deixe que vá. Se os defeitos tão aceitáveis no inicio agora tornaram-se tão evidentes, deixe que vá.

Deixa ir... a dor da partida não será maior do que a dor de passar os dias, os anos, ao lado de quem já não te quer faz tempo. A dor de sentir-se só não será maior do que a dor de passar os minutos se desdobrando em ações para que a pessoa fique. A dor de vê-la saindo da sua vida depois de tantas coisas não será maior do que a dor de vê-la infeliz ao seu lado. Não digo que não vai doer, vai doer e muito, mas como qualquer outra dor ela terá um fim, as lágrimas um dia irão cessar e de coração livre e leve vocês poderão encontrar novos rumos, novos caminhos.

Agradeça o tempo que tiveram para evoluir juntos, e aceite o fato de que é hora de partir. Não digo que você não o ama, e posso apostar que ama e ama muito, como ou bem mais do que no inicio até, e é exatamente por ama-lo que deve deixar que ele vá. De que adianta amar se esse sentimento hoje já não é correspondido? Qual é a lógica de manter alguém preso á você só porque VOCÊ o ama?

Deixa ir... deixe que vá... A saudade, a falta que sentirá mais cedo ou mais tarde chegará ao fim, mas a dor e a tristeza de não se ver mais na pessoa que você tanto ama ou amou, essa sim não irá passar.

Débora Brandão
Enviado por Débora Brandão em 25/07/2013
Reeditado em 14/06/2014
Código do texto: T4404006
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.