“O ciclo da vida” - Adolescência ( 2º capítulo )

A pré-adolescência e a adolescência talvez seja uma das fases mais conturbadas que enfrentamos, bom ... É o que pelo menos a maioria acha...

Na pré-adolescência. As mudanças são tão óbvias quanto 1+1 são 2, a modificação do corpo, dos pensamentos, a modificação da voz, sim, na pré-adolescência bate aquela certa “vergonha” de tudo, e um pouco de medo do novo.

Talvez a pré-adolescência seja a principal fase onde o menino e a menina são quase totalmente diferentes, vivem momentos opostos, sonham coisas totalmente contrárias.

Podemos dizer até que uma pré-adolescente “comum” já costuma se cuidar, sim, meninas desde cedo já tem lá as suas vaidades, começam a se comportar e consequentemente pensar em NAMORO, bem ... Na pré-adolescência o namoro chega ser não só uma vontade de tudo e um pouco junto mas também a curiosidade de experimentar, conhecer, mas chega ser assustador, quase num modo geral só de pensar em que ontem brincavam de bonecas com suas amigas e hoje já pensam em namorar, bate aquele velho e bom frio na barriga.

Enquanto os meninos mais “comuns” querem apenas saber de jogar vídeo game, andar de bicicleta com os amigos, jogar bola, passam o dia inteirinho na rua e chegam em casa e as vezes se quer querem tomar banho hahaha.

Enfim, os meninos normalmente são mais “atrasados”, pelo menos em pensamento, essa fase do rapaz é aonde as mudanças acontecem no corpo e a mentalidade ainda não acompanha, possuem projetos de corpos adultos, com mentalidades infantis, mas faz parte, tudo tem sua hora certa.

A pré-adolescência passa como um susto, quando a gente acha que esta começando ela já acabou e vem a tão “temida” ou “proveitosa” ADOLESCÊNCIA.

A partir desse momento os pensamentos já começam a se cruzar e os interesses começam ser os mesmos, ou pelo menos grande parte deles, o grande problema é que na pré-adolescência possuímos projetos de corpos adultos com mentalidades de criança, e na adolescência achamos que temos a mentalidade de um adulto, é um erro, mas é normal.

É o momento em que é extremamente necessário o acompanhamento dos pais e da família, por mais que você seja um motivo de “constrangimento”... É, além de tudo que os pais fazem, passam, aguentam e até mesmo “aturam”, ainda são “motivos de constrangimento”, relevar isso é a grande prova de que a mentalidade está mil anos luz á frente de um adolescente.

Nesse período tanto meninas quanto meninos já se acham donos do próprio nariz, pelo menos uma grande parte sabendo-se que em tudo existe a sua exceção, meninas se precipitando e querendo ter atitudes de mulher, se relacionando com rapazes da mesma idade e cada vez mais se iludindo, ou simplesmente não querer nada com nada e ter todas as suas primeiras experiências e engravidar, e ai sim, a sua adolescência acabou, queira você ou não.

Meninos se achando grandes homens super responsáveis, querendo se aventurar, beber, “pegar mulher”, e assim como as moças ter uma grande surpresa de ser um “papai precoce”, e lá se vai a sua adolescência.

Sem deixar de lembrar as más influências, drogas, furtos, mentiras e por ai vai ...

É, e por mais que vocês sejam os melhores pais do mundo nunca é o bastante todo cuidado é pouco, sempre há um motivo para aquele ( a ) adolescente estar de mal com a vida, achar que tudo acontece com ele ( a ), que o mundo simplesmente conspira contra, e mal sabem que na maioria das vezes não fazem ideia do que realmente é passar por grandes dificuldades.

O ideal não é prender seu filho (a) em uma gaiola como um pássaro, vivência saberá o exato momento de puxar a coleira e saber até aonde seu filho (a) pode ir.

Mas também existem os pré-adolescentes e adolescentes tranquilos, que sabem sim o que querem e desde a infância procuram fazer aquilo o que foram instruídos a fazer, procura ser prestativos ( as ), ajuda seus pais, familiares, amigos mas sabem se colocar em seus devidos lugares, tem os seus objetivos e se dedicam por aquilo, tem a plena consciência dos seus atos e que problemas existem sim, mas com um bom preparo eles podem ser bem menores do que aparentavam ser.

A adolescência talvez seja questão de ponto de vista, mas jamais devemos esquecer em que os filhos são sim livres, mas são uma parte sua , pai e mãe, que estão presente na terra.

É aquela parte sua que vai levar a sua geração adiante, e sendo assim, devem ser educados e saberem sim que não só na infância, na adolescência, ou até mesmo na fase adulta, chega o momento em que ele ( a ) responderão por seus atos, e que jamais devem perder o respeito e acharem que podem saber mais que aqueles que lhe criaram.

Os pais que realmente se preocupam com o futuro de seus filhos não devem se culpar por algo dar errado, devem apenas dar o apoio antes, durante, e após a adolescência, para que eles tenham a oportunidade de serem adultos, pois a vida não perdoa, ela é justa, todos respondemos pelos nossos atos, se quisermos viver dignamente e em paz, devemos sim seguir bons exemplos, e não sermos simplesmente empolgados, a adolescência passa, assim como tudo na vida, só depende de nós para que no futuro possamos guardar boas e velhas recordações dela.