Enquanto



Enquanto acreditarmos que o espiritual é mais importante que o real, continuaremos enriquecendo igrejas, construindo templos faraônicos, cobertos a ouro, ao invés de educarmos, e alimentarmos os miseráveis.
 
Enquanto acreditarmos em “crescei e multiplicai-vos”, continuaremos a desprezar o planejamento familiar, os métodos de contracepção, e o simples uso da camisinha. Em nome de um rebanho maior, crianças não desejadas, aids, ou doenças venéreas são meros acidentes de percurso, são perdas marginais em nome do crescimento do rebanho.
 
Enquanto acreditarmos na infalibilidade do papa, continuaremos escravos da ignorância e da presunção de sabedoria e de autoridades do saber de um mortal preconceituoso, e de seus asseclas.
 
Enquanto acreditarmos que a bíblia é santa, justificaremos a homofobia, e a desvalorização da mulher, entre outras aberrações.
 
Enquanto acreditarmos que somos criação divina, feito a imagem e semelhança de um ser divinal, estará justificada nossa presunção de que a terra é mera propriedade absoluta da humanidade, e que a natureza como um todo somente existe para nos servir, e assim justificamos nossa devastação dos recursos naturais.
 
Enquanto acreditarmos que a pobreza e o sofrimento são os melhores caminhos para a eternidade, poderemos justificar nossa inação, com a desculpa de que os pobres e os que sofrem mazelas sociais, segregações sociais ou exclusões sociais estão melhores do que nós, pois deles será o reino de deus.
 
Enquanto fico aqui escrevendo, deveria ter a vergonha na cara de ir para a rua, trabalhar firme por uma transformação humana e social de nossa realidade do viver.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 18/07/2013
Reeditado em 18/07/2013
Código do texto: T4392318
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.