Política



Política é nobre, política é vergonhosa, politica é necessária, politica é desnecessária, politica é a salvação, politica é a perdição....
 
Politica: “.Política é a habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados. Ainda, segundo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, é a ciência dos fenômenos referentes ao Estado. Um sistema de regras relativas à direção dos negócios públicos...”.

Existem várias e diferentes definições para política, mas é claro que existem Políticas e políticas, Políticos e políticos
O problema não é a Política em si, o problema está diretamente na qualidade e na cumplicidade dos políticos, é verdade que não em todos.

Fica difícil imaginar alguma boa política, onde o mando econômico se sobressai, onde as leis fazem vistas grossas, onde o homem perde valor para o poder do capital, onde o social perde importância para os conglomerados financeiros. Os políticos, alguns políticos, muitos deles, fazem a má política, e novamente somos os maiores sofredores e diretamente os maiores culpados. Somos nós mesmos quem escolhemos estes cavalheiros que se esquecem de nos representar, que se assumem acima do bem e do mal, que se acham no direito absoluto de tudo poderem. Fomos nós que por ignorância, por interesses, por despreparo cultural, por ingenuidade, por despreparo político, votamos democraticamente neles. Mas a democracia está deturpada exatamente pelo poder econômico que estabelece o padrão do jogo a ser jogado.
 
Definições abaixo, r
etiradas do site “Brasil Escola”, apenas como fácil referência.

Politica: “...O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana.

Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975), política "trata-se da convivência entre diferentes", pois a política "baseia-se na pluralidade dos homens", assim, se a pluralidade implica na coexistência de diferenças, a igualdade a ser alcançada através desse exercício de interesses, quase sempre conflitantes, é a liberdade e não a justiça, pois a liberdade distingue "o convívio dos homens na pólis de todas as outras formas de convívio humano bem conhecidas pelos gregos".

Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.
Ainda existem algumas divergências sobre o tema, pois para alguns política é a ciência do poder e para outros é a ciência do Estado...
 


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 15/07/2013
Reeditado em 16/07/2013
Código do texto: T4388968
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.