O medo de ver

Na rua, ouvi um rapaz gritando: - Todos somos cegos, todos somos cegos.

E ele nem percebeu o carro vindo em sua direção. Morreu, coitado, dizem que era bom rapaz.

Dizem também que não é só a cegueira que nos impede de enxergar...

Vai ver era isso, vai ver ele só queria que víssemos o encaixe destoante entre a percepção e os fatos.

Quando o sono é grande, dormir é um gozo para os olhos... não é?

E quem culpa os olhos pelo prazer que sentem?

O prazer movimenta quase tudo o que vemos:

O prazer de gastar, o prazer de comer, o prazer de viajar, o prazer de ter algo novo para fazer o seu vizinho remoer-se, o prazer do bem, o prazer do mal, o prazer do mau, o prazer do descanso, o desprazer...

Os olhos não se culpam, prazeres remetem à necessidade...

Alguns espíritos são bonitos, e querem a beleza ao redor...

Alguns são tão feios, que querem existir sozinhos.

E a gente folheia o jornal, fica triste, ri um pouco, fica triste, chora...

Preocupado com essa cegueira do mundo.

Onde está o rapaz morto? Ao menos vendaram seus olhos no caixão?

Espíritos feios são cheios de palavras, alguns estão toda hora na TV...

Alguns nas esquinas, alguns aí, ao lado, alguns por aqui...

Embaço a mente, fujo dessas projeções ruins.

Me pego pensando no que fazer com o tempo em que não se fez nada...

Crescer é preciso, mas ninguém cresce no passado, e sim, a partir do passado...

Tomando cada etapa da vida como “Necessária”, elaborando mais as palavras, e os atos...

O tombo é menor. Entenda... menor, pois todo mundo cai, hora ou outra.

Quanto mais o sujeito se conhece, menos se engana, mas isso não o exclui de não ver os tombos, ou os ataques externos, ou mesmo os internos...

Diferentes visões de si mesmo, o ser humano é multifacetado em alma, complexo por natureza...

Dizem que poucos são os que têm coração...

Digo que poucos são os que têm qualquer coisa que se possa dizer sua, a maioria empresta a vida à vida, e se deixa levar pelos olhos e desejos alheios...

Pobre bicho homem, mal vê...

Adora que o espelho lhe diga tudo o que quer dizer pra si mesmo.

Sofre o bicho homem, principalmente o que vê, se vê, e não vê porquê tanto medo de ver.

O medo de ver - Daniel Sena Pires (10/07/2013)