Os Procedimentos da Justificação - Uma Visão Teológica

JUSTIFICAÇÃO

(Os Procedimentos da Justificação – Romanos 3.21-26)

Introdução:

Justificação – Significa declarar que alguém é justo. “A justificação é o ato de Deus, em que Ele declara o pecador regenerado, não somente livre da condenação, mas também restaurado à graça divina”. (LANGSTON, 1986).

A justificação se realiza quando o homem crê em Jesus como seu Salvador (Galátas 2.16, 20). “Ela ocorre simultaneamente com a regeneração, é o ato pelo qual Deus, considerando os méritos do sacrifício de Cristo, absolve, pelo perdão, o homem de seus pecados e o declara justo, capacitando-o para uma vida de retidão diante de Deus e de correção diante dos homens”. (BATISTAS, 2006).

O estado de justificação na vida do crente é permanente, e ocorre uma vez apenas (no inicio da vida cristã), e jamais poderá ser destruída. Deus os justifica de uma vez para todo sempre.

Esse procedimento ocorre por meio de quatro passos, a saber:

1° Passo: O Plano (v. 21)

O plano de Deus em prover a justiça necessária para o pecador está centrado Jesus Cristo. Cumprindo-se o que havia sido profetizado no Antigo Testamento (1° Pedro 1.10-11).

A fé é o canal pela qual recebemos a salvação. Porém para ser efetiva, a fé deve ter um objeto correto, ou seja, a fé salvadora é a fé em Jesus Cristo.

2° Passo: O Pré- Requisito (v. 22)

A justificação é oriunda da fé em Cristo Jesus (Romanos 3.28), mediante a misericordiosa graça divina. Ela não procede de atos meritórios (Efésios 2.8-9), pelo contrário, é por meio da redenção que há em Cristo Jesus somos justificados (Romanos 3.24-30). Os que crêem são justificados por Deus (Romanos 8.33), de fato o Senhor é o justificador deles (Romanos 3.26).

3° Passo: O Preço (v. 24-25)

O preço pago foi o sangue de Cristo. Para nós, o beneficio vem gratuitamente. Não havia motivo em nós, foi somente pela graça divina.

O texto de Romanos 5.1-2 nos ensina que a justificação pela fé em Cristo nos remiu da pena que nos era contrária, e agora podemos ter paz com o Eterno. Isto é, a justificação pela fé satisfaz todas as necessidades, pois liberta o homem da condenação (Romanos 5.9), e estabelece uma nova relação entre ele e Deus. (Romanos 8.33-39).

4° Passo: O Pronunciamento (v. 26)

A justiça de Cristo, que nós possuímos, não apenas supre as exigências de Deus, mas também faz com que Deus nos justifique.

Somente essa justiça sobrepõe-se à nossa condição de desesperança e de pecaminosidade, estando à altura das exigências da santidade de Deus.

Portanto:

A Justificação é importante, pois:

Por sermos justificados temos a certeza que nenhum pecado, pessoas, ou demônios podem nos acusar, pois é o SENHOR que nos justifica (Rm 8.33).

A justificação cumpre a exigência do SENHOR, me trás a memória a misericórdia de DEUS, e me faz olhar para o outro com menos condenação e com mais piedade, pois todos somos pecadores perante JESUS (Rm. 3.23)

O Pastor
Enviado por O Pastor em 08/07/2013
Código do texto: T4377950
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.