Jeitinho brasileiro

É bem conhecido de muitos esse termo “jeitinho brasileiro”, algo que soa como a forma natural de se tirar vantagem de algo.

O brasileiro realmente parece ser um objeto de estudo muito curioso, pois, alguns falam tanto de ética, de moral, mas, não perdem a chance de tirar vantagem sobre as mais diversas situações. Seja no banco quando se tenta cortar a fila como intuito de ser logo atendido, seja na sonegação de impostos ou até mesmo na hora em que se aproveita de determinados cargos para o tráfico de influência...

Sem duvida alguns brasileiros sabem fazer isso muito bem, mas, não se assuste, isso já aconteceu e continuará acontecendo em várias partes do mundo, por exemplo “em Roma se chama bustarela; em Moscou, vzyatha; em Berlim, tink geld, e em Brasília pdpode ser “jeitinho”, porém, em qualquer lugar do mundo e em qualquer época uma coisa é certa, essa prática será sem corrupção. Uma prática tão antiga quanto imaginamos e cabe a todos não aceitar esse tipo de situação... Enfim, é preciso agir mais eticamente do que apenas pensar eticamente.

Rogildo de Oliveira
Enviado por Rogildo de Oliveira em 08/07/2013
Reeditado em 08/07/2013
Código do texto: T4377306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.