Considerando que Deus exista:
Deus é superior ao tempo?
O Tempo é superior a Deus?
Ou os dois são as mesma coisa?


Posso falar de acordo com meu conhecimento Kardecista.

O tempo, segundo nosso entendimento, não existia antes da criação do Universo, portanto, lógico concluir que o Universo e, consequentemente o tempo nasceram juntos, a não ser que se admita a existê
ncia de outros universos, o que foge à nossa discussão e a embaraçaria.

Definamos, então, que somente exista este Universo. Deus nunca foi criado, pois caso o fosse isso remeteria a um outro Criador que seria o verdadeiro Deus e isso seguiria infinitamente.

Na hipótese materialista, de não haver um Deus e, portanto, um Criador, teria o Tempo surgido juntamente com o Universo, pois não há como iniciarmos a contagem da existência de um elemento que ainda não havia existido. Pode-se usar uma escala negativa de tempo, como se usa os anos antes de Cristo, mas se não havia nada antes da criação universal, não há sentido nisso.

Quanto à questão de que são a mesma coisa, creio que não o são, visto Deus ser uma inteligência e sua existência nunca ter tido início e nunca terá fim, superando o próprio tempo, devido teoricamente possuir o que se denomina de Onipresença.

O Tempo, no entanto, é um parâmetro utilizado para medir a duração de ciclos existenciais. Não servindo para aferir o que tem existência infinita e o supera. Infelizmente, graças às nossas limitações humanas de sentido e inteligência, Deus nos escapa à total compreensão, e muitos até preferem descartá-Lo por várias razões, sendo a maioria do que Dele temos conhecimento meras suposições que se ampliam enquanto nossa moral e conhecimento avançam.

(Deixe sua interpretação nos comentários)!