Protestos no Brasil... Protestos no Mundo
Existem coisas que exigem naturalmente um tempo para se realizarem, a corrupção não irá acabar num passe de mágica, com a simples deposição de certas autoridades políticas. Corruptos existem desde o mais miserável mendigo à imperadores, ministros e presidentes. Não será certamente a violência a solução política final e nem o melhor meio para ela (se é que exista). Acho que a maioria dos manifestantes, pelo contato que tenho tido, não está estimulando violência à pessoas ou à patrimônios, e o que têm mostrado a mídia são focos da reação de uns poucos à truculência policial. Sim... De uns poucos. A gigantesca massa dos manifestantes não queria estar nas ruas, fora de casa, longe da família, após um dia de trabalho, após suas aulas, ou matando aulas, se atrasando em algumas de suas obrigações. Não... a maioria não queria. Mas se o mau-caráter político não será sanado definitivamente com a prisão de um e outro condenado por que ir às ruas?
Devemos ser exemplo da mudança que queremos ver no mundo, sim, mas por causa disso devemos também deixar as coisas como estão? Por causa disso devemos esperar... esperar até que um messias com um caráter exemplar chegue ao poder? A quem interessa que nós esperemos? Quem ganha com essa nossa falsa esperança, sentimentalista?
Será gradual, será através de uma educação profissional e para a vida, mas será também com a prisão e a reeducação de cada criminoso da atualidade, seja mendigo, seja político, seja civil, seja militar, e o que será, será feito por nós, como por nós foi feito no passado. Que manifestação de gratidão àqueles que lutaram no passado seria melhor que fazer-se ouvir nas ruas?
Nem todo protesto reunirá 1 milhão nas ruas, nem todo protesto será nas ruas, nem toda revolução será via protestos, nem sempre será mais que um indivíduo, mas cada força empregada, cada ato, será recompensado, se não por completo à geração atual, será recompensado à próxima, às próximas. E nós veremos, ao contrário das promessas e esperanças vazias projetadas sobre um tempo infinito.
Sim, vale a pena cada esforço, cada grito... cada um que responda justamente por seus crimes.