Quando nos sentimos perdidos

O que é "o se perder"?

O que pode significar para nós ao sensação de estar perdido, ou não estar se encontrando?

O que isso causa em nós?

O se perder é não saber como caminhar. É não encontrar naquelas longas escadas o corrimão que nos direciona o caminho, é não ter uma linha indicativa. É a falta de orientação para onde ir. Às vezes paramos e nos perguntamos: para onde eu vou, como vou continuar, qual paço dar? Olhamos para os lados e não encontramos nada que responda nossos questionamentos. O que são esses momentos? São momentos de questionamentos. Se não nos questionamos, seguimos a turba. Andamos com a inercia dos outros, somos levados. Quando paramos, e quase atropelados pelos que vêm atrás, estamos nos questionando. Questionar-se é colocarmo-nos à prova. É sabatinarmo-nos para a vida. O que estou fazendo com minha vida?

Podem acontecer duas coisas, ou realmente refletimos, em doídos pensamentos, em perplexidades, mergulhos internos na tentativa de acharmo-nos e tentar uma reformulação do nosso viver, ou entregamo-nos à angústia, à paralisia emocional, à depressão e ao desespero.

No caso de escolhermos uma auto confrontação, vamos caminhar por estradas que construímos. Poderão mostrar que foram construídas erradas, usamos a direção errada, usamos materiais de fraca durabilidade e de pouca segurança. Podemos encontrar estradas muito bem construídas, mas que não tem mais nada a ver com o lugar onde queremos chegar. A engenharia civil da nossa alma é uma eterna reconstrução, pois a vida está e constante movimento. Tudo muda, tudo é novo.

Bom, temos uma estrada nova para construir. Seja porque a que existe é sem qualidade ou seja por não nos levar

aonde queremos. O que importa é que estamos agindo. Estar perdido é um estado de inanição. Podemos estar perdidos, mas construir um novo caminho. Isso nos leva a reencontrarmo-nos.

Vamos começar a engenharia. Primeiro um mapa. Posicionarmo-nos e definir onde queremos chegar. Segundo construir o caminho que tomaremos, terceiro, colocar as placas que nos avisarão de obstáculos.

Um mapa. O que é um mapa? É a definição de onde estamos, como estamos, o que temos como bagagem e o que temos para começar a viagem. Em outras palavras, quais são meu sentimentos com relação a onde estou, com a perspectiva da viagem, minhas forças para poder enfrentá-la, e os cuidados que tenho ter para o longo caminho que vou escolher. Aqui, uma coisa se diferencia entre uma estrada única e nosso caminhar. Podemos mudar a rota a qualquer momento, não somos obrigados a deixar que a agulha da bússola nos obrigue a ir para onde escolhemos. Isso é deixar que nossas decisões sejam flexíveis a ponto de nos darmos a chance de mudar de ideia. Mesmo que construamos uma via cheia de curvas ao invés de prever as placas de cuidado. O "onde chegar" faz parte dessa flexibilidade.

Bom, com as pás em mão, picaretas presas ao corpo, britadeiras em nosso carrinho de mão, e muita coragem, começamos.

Então descobrimos uma coisa. Algo que não estava presente naqueles momentos que nos sentíamos perdidos. O estar perdido, não é olhar para trás e perceber que erramos o caminho, é não ter consciência que podemos construir novas estradas a qualquer momento. Somos engenheiros de nossos próprios caminhos.