ESCOLA DO PENSAR E DO FAZER

A ESCOLA DE DEUS

O trabalho, na minha opinião, faz pelas pessoas tanto quanto a escola, se não mais. O trabalho é uma espécie de laboratório, onde testamos tudo que nos disseram, ou nos ensinaram na escola. Lá fazemos uma seleção do que é verdadeiro e o que é fantasioso. Tudo que a escola não nos oferece em termos de experiência, o trabalho vai nos trazer. Ele não é só dor e suor, mas por trás disto, estão longas lições que não poderíamos ter aprendido de outras formas. As nossas escolas trabalham basicamente com o conhecimento. Isto é, as escolas oferecem teorias, o trabalho nos ensina a testá-las. Entenda bem, com isto, não estou dizendo que a escola é irrelevante. Não, mil vezes não! Escola e trabalho irão formar um equilíbrio, no processo de desenvolvimento pessoal, jamais alcançado; ou só pela escola, ou só pelo trabalho.

O processo escolar é um processo difícil. A matéria é abstrata; informações estão sujeitas ao mar do esquecimento. Porém o trabalho opera com duas mãos vantajosas: pensar e aplicar, planejar e fazer. Atingindo assim um equilíbrio que gera satisfação, ao ver resultados. É importante que tenhamos cursos. Há pessoas que se enchem de cursos, porém não tem uma experiência profissional. E continuam a engordar-se de cursos e mais cursos. O que os cursos dizem sobre uma pessoa? Na minha opinião; nada! Recomendo para alguém cheio de cursos: Seu desafio de vida não é ter mais um curso, mas um trabalho. O contrário também é verdadeiro: Você que trabalha a vários anos num departamento, não tem perspectiva, nem se qualifica; sua vantagem em relação a quem não trabalha, é nenhuma. Pois sem dúvida você perdeu a gerência para alguém mais ousado. Um trabalhador medroso, tímido e indeciso é pior do que um não trabalhador. Ninguém está nos perseguindo, estamos correndo de nós mesmos. Nosso grande vilão muitas vezes é nossa própria mente pequena. Nossas atitudes de miséria, são um reflexo da pequenez de nossa mente.A mente alimente e cria gigantes inexistentes, que nos impedem de sermos aprovados na Escola de Deus, o trabalho. Seja ousado, decidido e destemido, para então ser grande. Isto não é fácil! Mas para começar você tem que se mexer.

L C Oliveira

Academia Açailandense de Letras.

DOM LUiZ
Enviado por DOM LUiZ em 24/06/2013
Código do texto: T4355464
Classificação de conteúdo: seguro