ACIMA DA TEMPESTADE

Existe uma estreita ligação do homem como a natureza. O que estou tentando dizer é que nós podemos tirar lições do próprio universo e sua organização. Antecipar e prever qual deve ser nossa atitude frente ás adversidades da vida. Na natureza existem seres que nos ensinam grandes lições:

Um exemplo é o da águia. Ela apresenta uma visão invejável e vôo digno de admiração. Só para ter idéia a águia quando perturbada por uma ave inferior não revida, continua seu vôo elegante, apenas voa mais alto, para uma distância que a ave menor não pode alcançá-la. Também frente a uma grande tempestade de nuvens escuras relâmpagos e trovões, a águia jamais se apavora; sua técnica é: voar tranqüilamente acima da tempestade.

Quantos de nós precisamos aprender com a águia; a não revidar com argumentos fortes as provocações de pessoas menos esclarecidas, pois se damos uma resposta séria a uma colocação tola, nos tornamos mais tolos que do que o provocador. Quanta gente por ai, diante das crises, das tempestades desta vida, mergulha tão forte nos problemas, que até esquece de vê-los melhor e notar que a solução é tão simples que às vezes só requer uma atitude de humildade. A maioria das pessoas tem facilidade para entrar em problemas, mas poucas buscam e importam-se realmente com a solução. No lugar de pensar na solução colocam geralmente a reclamação. Quantas pessoas estão dentro de uma solidão, e de uma pena de si mesmo, tão perigosos que estão quase a morrer, pois não querem ver gente, não querem comer, e o pior não querem viver. Que vergonha nos causa a atitude de uma simples ave frente a uma tempestade; ela voa acima, não se envolve em crises. Atitude inteligente! Um exemplo digno de copiarmos!

Os pilotos das grandes aeronaves também usam essa técnica frente a uma tempestade. E nós o que fazemos, diante dos vendavais desta vida? Os problemas, as tempestades, as crises sempre nos perseguirão, mas o que conta mesmo é a forma como iremos lidar com eles. Só descobrimos a forma de lidarmos com as crises se as enfrentarmos. A águia não descobriu sozinha que a forma de vencer a tempestade é voando acima dela. Primeiro ela enfrentou a crise, e daí descobriu que a solução é estar acima. Do mesmo modo somos; cada problema traz consigo a semente da solução, e só descobriremos se o enfrentarmos incessantemente...

Mas o que diríamos de alguém que fez o muro até a metade. Que desistiu na primeira instância! O começo de tudo são expectativas, são sonhos que se desfazem com a realidade eminente, mas começar as coisa, desenvolver e concluir, é somente para uma classe de gente que são marcadas pelos adjetivos: comprometido(a), guerreiro(a), indesistível, campeão(ã). Esta pessoa é você que agora lê este texto. Parabéns por ter vindo a mais este encontro. Você é agraciado(a). Você merece subir ao podium da vitória! Você tem garra e visão como águia!

Que este seja um dia prospero para você!

Luis C. Oliveira - (Escrito em 07/10/06)

Academia Açailandense de Letras.

DOM LUiZ
Enviado por DOM LUiZ em 24/06/2013
Código do texto: T4355446
Classificação de conteúdo: seguro