Rituais e Impermanência

O indivíduo precisa de rituais e cerimônias para se sentir seguros da permanência de sua existência Os rituais de passagem, por exemplo, são fundamentais e conferem ao indivíduo essa noção de desconhecimento da existência e de continuidade. Alguns autores dizem que “cada ritual é um manifesto contra a indeterminação” . Segundo Adriane Luisa Rodolpho "os rituais emprestam formas convencionais e estilizadas para organizar certos aspectos da vida social,as quais têm uma marca comum: a repetição. Estes rituais, executados repetidamente, conhecidos ou identificáveis pelas pessoas, concedem uma certa segurança. Pela familiaridade .., celebramos nossa solidariedade, partilhamos sentimentos, enfim, temos uma sensação de coesão social "

Rituais e Impermanência andam separados.Porisso a necessidade cmplusiva da formalidade, da certeza, da repetição, da contínua exposição a mesmice.

Rosangela Brunet

Rosângela Brunet
Enviado por Rosângela Brunet em 19/06/2013
Código do texto: T4348416
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.