Acaracie almas com o elogio!

Sofremos da ausência de elogio: nosso excessivo senso crítico mina as possibilidades que este gesto simples por gerar.Este déficit do olhar positivo e a manifestação do pensamento ceifa a explanação do reconhecimento por outrem: suas qualidades passam desapercebida, seu brilho é negligenciado.

Criticar é uma ferramenta típica das criaturas amarguradas, em uma tentativa vã de olvidar as próprias mazelas através da maximização dos pontos negativos de outrem.Elogiar é ser otimista, peneirar o olhar para o bem.

Chefes de empresa sabem da importância do elogio no processo motivacional: ressaltar as conquistas e características brilhantes incita a constante evolução, a ânsia pela repetição do bom desempenho.Ao sermos exaltados pelo bom comportamento, tendemos a repeti-lo.Da mesma forma, é necessário pontuar com elogios as atitudes positivas de uma criança, para que esta tenha uma existência construtiva.Na vida cotidiana, o recebimento de um elogio denota o olhar cuidadoso com que fomos olhados e cria uma imediata simpatia pelo bom mensageiro.Elogiar desencadeia uma rede de substâncias prazerosas, potencializando assim a auto-estima do elogiado.

O exercício de elogiar, se bem praticado, leva a um incessante olhar detalhista e amoroso: torna-se um ato alimentador de relacionamentos.Em tempos modernos, o elogio pode ser transportado por meios eletrônicos: uma mensagem de texto, um e-mail.Por mais que o bem seja visto como caminho obrigatório, ainda é uma escolha, e, por assim ser, merece ser glorificado.E, felizmente, isto pode ser feito através de um instrumento verbal simples, acessível, disponível.

Elogio atrai elogio, e cria uma aura de bem-estar, purifica.Experimente.Hoje, desafie-se a tecer elogios sinceros aos que demonstrarem um comportamento agradável, ou se o seu olhar capturar um detalhe digno de nota.Os resultados são surpreendentes: será testemunha da apaziguamento do olhar, do impacto no ambiente, na alegria do elogiado.Elogiar arranca sorrissos, é afago na alma.Aliás, o carinho é um elogio tácito - porém, neste dia, reserve suas energias para a fala explícita, direta.Elogie e sinta-ser ser permeado por um sopro de humanização.

Giuliane Lorenzon
Enviado por Giuliane Lorenzon em 11/06/2013
Código do texto: T4336792
Classificação de conteúdo: seguro