O Servo e as Bem Aventuranças
“Eis aqui a serva do SENHOR, que se cumpra em mim segundo a Sua Vontade”. (Lucas 1.38).
Nas últimas publicações escrevi sobre a importância de sermos submissos a Deus e aprendermos a experimentar a Vontade de Deus para nossas vidas. Nesta veremos sobre o que significa sermos servos do Senhor Jesus.
O texto de hoje será baseado nas bem aventuranças. O termo original traduzido com ‘bem aventurados’ significa: estar plenamente satisfeito. A bem aventurança é progressiva, e este crescimento depende da minha submissão e obediência a Cristo.
Temos que ter em mente que de escravo do pecado passamos a ser Servo do SENHOR para que possamos através do crescimento espiritual ser chamados amigos de DEUS. Este progresso espiritual exige de nós um coração de servo: compromisso e submissão.
Portanto, a 1° Palavra é de DEUS, a 2° Palavra é a resposta humana. Você esta disposto a responder sim, e se tornar um servo do SENHOR?
Vejamos algumas características que o servo do Senhor tem que desenvolver em sua vida, conforme o texto de Mateus 5.3-10:
1.Característica de Servo: Pobres e Mansos
Pobres: Indica uma pessoa indefesa, impotente. O primeiro passo à bem aventurança é a percepção do nosso próprio desamparo espiritual.
Mansos: Esta evidenciada na submissão a DEUS e a Sua Palavra, bem como as atitudes com os outros.
Portanto: Precisamos reconhecer o nosso pecado e vulnerabilidades (pobre de espírito) e ter um coração submisso a Deus e ao próximo, para que venha ser servo do Senhor, que não julga ou condena os pecados dos outros, mas acolhe e cuida dos fracos da fé.
2.Característica de Servo: Choram e Fome e Sede de Justiça
Choram: São os que lamentam os seus pecados e os de outros.
Fome e Sede de Justiça: A melhor tradução seria “os famintos”, isto indica uma satisfação constante e recorrente com a justiça de Deus. É necessário uma re-alimentação constante.
Portanto: É necessário chorarmos não somente por nossas dores, mas aprender a chorar pelo sofrer do outro, chorar pela incredulidade e idolatria de nosso bairro, etc. Esse choro tem que ser com oração e suplicas desejando ‘com muita fome e sede’ a justiça e o Reino de Deus sendo estabelecido em nossa cidade e família.
3.Característica de Servo: Misericordiosos e Puros
Misericordiosos: são caracterizados por uma atitude carinhosa por/com aqueles que estão em sofrimento. Eles assumem os sofrimentos dos outros e os tornam seus.
Puros: Somente pode ser obtida pela continua purificação (santificação). Quanto mais pura uma pessoa se torna, mais claramente consegue ver a Deus em seu dia-a-dia.
Portanto: Temos que aprender a orar pelos que sofrem ao nosso redor. Tantas pessoas dentro de igrejas estão abandonadas sem que alguém ore ou se importe. Precisamos ser misericordiosos e cuidar do outro, e isso envolve ouvir, aconselhar, orar, e ajudar com roupas ou alimento se necessário. Devemos também ver Deus na vida de nossos irmãos na fé. O Senhor esta santificando a vida de seus filhos, você consegue ver Deus na vida dos que estão ao seu redor?
4.Característica de Servo: Pacificadores e Perseguidos
Pacificadores: Não é simplesmente alguém que tenta interromper contenda entre as pessoas. É um crente que sentiu a paz de Deus e que traz esta paz aos seus companheiros.
Perseguidos: Faz com que essa pessoa alcance o mais alto nível de satisfação que a bem aventurança pode proporcionar. Este estado começa no exato momento em que a pessoa crê em Jesus Cristo para a salvação.
Portanto: A paz de Deus tem que ser a marca do servo do Senhor, as contendas, as gritarias, não fazem mais parte do viver dos filhos de Deus. Portanto, a paz de Cristo em nossos corações tem que transmitir paz aos que estão ao nosso redor. Passaremos por perseguições pelo fato de servimos a Deus, mas enquanto servos do Senhor, temos que nos alegrar, pois as perseguições evidenciam que estamos andando no Caminho da Vida.
Conclusão:
A vida cristã é uma caminhada diária, e exige de nós compromisso e submissão ao nosso SENHOR JESUS. Para sermos bons servos do SENHOR é necessário desenvolvermos um caráter de servo que é exposto nas bem aventuranças. Estamos sendo bons servos? (Mt. 25.21) ou maus servos? (Mt. 25 26).