O tempo e as relações

Chega uma hora em que tudo te desencoraja. Mas nessa vida corrida dos últimos tempos não podemos parar. Que escravidão é essa? Hoje há um deus chamado relógio que toma conta de nosso estar e nosso ser. É horrível! Temos que estar num lugar na hora certa e o tempo, por mais medonho que possa parecer , nos orienta invisivelmente a resolver as nossas complicadas relações interpessoais da forma mais genérica possível. É injusto com a natureza humana porque sentimento é a coisa mais complicada que existe. Pra se curar uma ferida da alma é necessário regar essa planta com afinco e paciência. E isso pede tempo.

Ainda sou do tempo em que se escreviam cartas com minuciosos detalhes para não se faltar nada. Abraços da tia, lembranças praquele primo, contar que a fulana tinha casado e que o avô tinha passado mal, mas já tinha se restabelecido. E as cartas de amor? Ah! Eu mesmo escrevi algumas. E se esperava dias, semanas curiosíssimo, para se obter a resposta. Não foi o meu caso, mas eu conheci pessoas que namoraram a distância por dois anos, somente por cartas. Trocavam carinho e às vezes algumas fotos. A esperança e a paciência compensaram tanta distância. Vai me dizer que isso não é lindo?

Naquele tempo se vivia a vida deliciosamente a conta-gotas. Hoje se toma o pote de sorvete inteiro de uma vez. Antes se esperava a manga amadurecer no pé pra comer ela bem amarelinha, se fartando e se lambuzando, e depois ficar com aquela linha incômoda por entre os dentes, mas era o menor inconveniente por que era algo quase apreciativo. Hoje pega-se a manga verde do pé, sem esperar seu sabor se intensificar com o tempo, joga-se um açúcar artificial e tenta se satisfazer com aquele sabor incompleto mesmo, às pressas. Isso foram metáforas. Tomara eu ter sido entendido e você ter tido paciência para chegar até aqui, entender o que eu quis dizer apesar de sua vida corrida.

Entramos num relacionamento e temos que tirar uma conclusão vapt-vupt . “E se essa pessoa for a certa e eu estiver demorando demais a me resolver? Ah, vou logo me entregando todo e já vou dizendo que a amo para impactar. Vou garantir nem que seja uma migalha de atenção.” E o resultado de tudo isso? Estamos sempre sozinhos.Você agora pode estar assustado. Espero eu que esteja refletindo agora. Pois todos nós estamos fazendo isso, infelizmente. Não é triste? A questão é que eu também não tenho tempo mais com questões e pessoas teimosas, difíceis, custosas. São contas a pagar, reuniões pra ir, engolir rapidamente o meu almoço e cair pesadamente no sofá de noite.

Temos um canteiro inteiro para cuidar. Não se tem mais aquela paciência com o regador, quando íamos de flor em flor cuidadosamente e individualmente.

E eu não posso mais. Eu vou fazer um pequeno desabafo: “Eu não vou mais comprometer o meu canteiro por uma rosa que não quer desabrochar.”