Válvulas de escape brancas

Se o estudo da Mecânica nos ensina que todo sistema pressurizado necessita de uma válvula de escape, o mesmo poderia ser aplicado a nós, seres humanos.Se há um sobrecarregamento interno de conflitos e estresse, a tendência é despejar a energia negativa excedente nas pessoas ao nosso redor.Encontrar uma atividade relaxante é uma forma de extravasar nossas misérias e exorcizar fantasmas internos.

Exponencialmente em tempos modernos, somos sucessivamente cobrados, rejeitados, desafiados.Quem passa por este processo contemporâneo em uma trajetória de contenção e sufocamento, está fadado à bancarrota emocional.Dar vazão aos sentimentos feridos é essencial para que a explosão nervosa não aconteça.Por negligenciarmos os próprios indicadores de pressão interna, corremos o risco de ter o motor emocional deteriorado.

A válvula de escape é um refúgio para os momentos de fraqueza, um alívio para as dores emocionais: pode ser um banho demorado e cuidadoso ao final do dia, um happy-hour após o trabalho, dedicar-se às artes, assistir a um espisódio da série preferida.O importante é que seja escolhida uma atividade benéfica, que não seja auto-destrutiva e comprometa o desenvolvimento humano.Jogos viciosos, drogas, sexo promíscuo, assim como comer e comprar compulsivamente, são fugas emocionais errôneas, próprias dos que não analisaram suficientemente seus interesses ou não se dedicam a encontrar novas paixões.

Hoje, desafie-se a eleger uma válvula de escape e recorrer a ela nos momentos aflitivos.Amigos, por exemplo, são uma excelente opção.Ou uma caminhada diária, talvez.Até o futebol, em doses moderadas, pode ser utilizado.A evasão emocional é capaz de eliminar os monstros que perseguem o pensamento.

Giuliane Lorenzon
Enviado por Giuliane Lorenzon em 04/06/2013
Código do texto: T4324457
Classificação de conteúdo: seguro