O Circo

     O circo chegou e a criançada alegre corre pela cidade atrás dos carros do circo que fazem a maior propaganda dizendo o dia da estréia. O circo é composto de muita gente: trapezistas, bailarinos, malabaristas, mágicos, e não podia deixar de ter o palhaço que é a alegria do circo.
     Nessa mesma cidade, em uma casa bonita mora um garoto chamado Paulinho que está sempre muito triste desde que perdeu sua mãe em um acidente, nunca mais sorriu. Seu pai trabalha viajando e Paulinho e cercado de todo o conforto, tem muitos brinquedos e a companhia de sua tia que é muito dedicada. Porém, nada conseguia trazer um sorriso para aquele rostinho apesar de todos os esforços.
     O pai de Paulinho chegou, foi ao circo e pediu para falar com Zeca, o palhaço, e lhe pediu o seguinte: - Faça meu filho sorrir vou lhe compensar generosamente, por favor, ele é tudo pra mim e vive tão triste.
     Chegou o dia da estréia e Paulinho estava na primeira fileira de cadeiras pertinho do picadeiro, estava lotado e Zeca se preparava cuidadosamente para divertir a garotada. Faltavam poucos minutos pra ele entrar quando chegou alguém apressado para lhe falar algo muito ruim, então Zeca ficou sabendo que tinha perdido sua mãe.
     No picadeiro já anunciavam o palhaço e Zeca com um esforço tremendo, um nó na garganta, as lágrimas correndo em sua face entrou no picadeiro e começou a fazer o que ele fazia todas as noites, só que nesse dia não dava para controlar as lágrimas. De repente Paulinho começou a rir sem parar, dizendo: - olhem que engraçado o palhaço esta chorando, nunca vi um palhaço chorar. E assim as lágrimas do palhaço devolveram a alegria e o sorriso de Paulinho.
     Seu pai ficou muito feliz e foi pagar Zeca como era o combinado, ele disse: - você foi formidável e aquela ideia das lágrimas foi estupenda, aqui esta sua recompensa...  Zeca ainda abalado e muito tristonho respondeu: - guarde seu dinheiro moço, eu chorei pela perda da minha mãe, não foi para ganhar seu dinheiro e também não imaginava que isso alegraria tanto seu filho.
Muitas vezes a tristeza de uns é a alegria de outros.