Erre, se possível.

É bem claro que a nossa sociedade é feita, moldada para fazer com que nós tenhamos vergonha de errar, tentando negar, jogar a culpa nos outros e/ou esconder nossos fracassos, erros e equívocos.

Quando na verdade os erros, deveriam ser utilizados como aprendizado.Obviamente, que não devendo ser incentivados. Porém, nele temos a opção de mudar. Através desse engano, aprender para que no futuro não trilhemos o mesmo caminho. Nas palavras de Thomas Edison :" Não desanimo, por que cada tentativa errônea descartada é mais um passo à frente"

No auge dos meus quase 24 anos de pseudo-sabedoria, aprendi muito errando. Óbvio, que após cometido o erro, o que mais se quer é poder voltar atrás, poder ter julgado melhor, tomado outra decisão.Ninguém(ou quase sua ninguém) erra de proposito, ou age de má fé com o proposito de errar. Mas erros são inevitáveis, e com ele vem o ônus das consequências.

Penso que, ao contrario do que é feito, nossos erros não deveriam ser exaustivamente condenados. Mas sim analisados como algo normal, digo "normal". Não deveria ser um bicho de 7 cabeças. Hoje não tenho medo de errar, de estar enganado. Meu medo é não aprender com os quais já cometi. Obviamente, alguns erros irão para sempre nos atormentar, nos assombrar. Mas isso não deve nos impedir, nos acorrentar ao medo.

Se até mesmo na evolução milhares são as mutações que dão errado para que apenas uma que produza alguma melhora significativa, por que deveríamos nós, estar certo 100% do tempo.

Todo erro tem seu mérito.

GL
Enviado por GL em 01/06/2013
Código do texto: T4319598
Classificação de conteúdo: seguro