Sobre a poesia e a vida

A vida é muito semelhante a poesia. As vezes a vida flui e faz sentido, assim como a poesia. As vezes a poesia é chata e complicada, assim como a vida. As vezes a vida é leve e límpida. Outras vezes a poesia é brilhosa, e a vida ardilosa. Poesia e vida se completam porque a poesia fala da vida e a vida é a própria poesia, as vezes mais, outras vezes menos.

As vezes a poesia é fácil de se fazer, as rimas e os versos surgem como se caíssem do céu. Tem certos momentos que a poesia encanta e explica a vida. Tem momentos que a poesia dá sentido a vida. Outros momentos, a vida é tão complexa e inexplicável que só a poesia dá jeito. Tem momentos que as palavras acalentam o momento, e dá combinação delas pode surgir um novo começo, ou perpétuo final.

A boa poesia é aquela que fala dos problemas da vida e dá sentido a existência humana, sem esquecer dos problemas. São tantos temas, e a infinidade dos problemas? muitos e muitos dilemas. A poesia antenada deve falar de tudo, sem esquecer do nada, do nada que nos corrói, e faz parte da nossa existência, daquilo que somos, seres humanos vaidosos, que pensamos que um dia conseguiremos entender tudo, ou por outro lado, porque será que tudo deve ser entendido?