A autonomia da negação

Dizer ''não'' é um direito.Por não conscientizar-se disso, muitas pessoas aceitam o intragável sem nenhuma discriminação.A prisão acarretada pelo medo da negação é uma amarra da alma: o eu é posto em segundo plano.

Quem sabe recusar o que não lhe é agradável é senhor de si mesmo, está em pleno domínio de sua existência.Quem diz ''sim'' a tudo e a todos, sem distinção, está prostituindo a sua vida, amputando as possibilidades realmente importantes.O ser humano, naturalmente, tem preferências e deve excluir opções de sua trajetória.A obrigatoriedade da perfeição é insustentável.

Por temor à rejeição, muitos indivíduos tentam agradar a todos atendendo integralmente às demandas alheias.Porém, paradoxalmente, o que ocorre é a construção de relações interesseiras e o desvio da verdade interior.Impôr a crítica à negativa é uma tentativa manipuladora e mimada de minar a auto-estima de outrem.Laços assim devem ser aparados.

A aceitação passiva e isenta de vontade interior é pedra-angular da imaturidade.Crianças que crescem sem serem repreendidas e passarem por merecidas negativas, tornam-se adultos infantilizados e frágeis.

Tome as rédeas de seu livre-arbítrio.Hoje, esforce-se em dizer ''não'' quando o seu coração apontar para este caminho.Não permita que o ''sim'' seja dito sem a autorização da alma.O efeito colateral gerado pelo sujeitamento ao outro é extremamente devastador, em uma consequência que supera a censura sofrida.Liberte-se com o uso consciente do ''não''.

Giuliane Lorenzon
Enviado por Giuliane Lorenzon em 30/05/2013
Reeditado em 30/05/2013
Código do texto: T4317195
Classificação de conteúdo: seguro