OS MAUS É QUE CLAMAM POR JUSTIÇA SEM MISERICÓRDIA
São as pessoas más (de coração duro) que clamam por justiça sem misericórdia; que clamam por punição em troca de um ente querido morto. Pessoas assim podem até exigir e aceitar dinheiro em troca de um filho perdido, considerando isso justiça. São essas pessoas que amam punir e desprezam o perdoar, pois é mesmo somente os maus que não reconhecem os próprios erros, que não reconhecem que também precisam de perdão e por isto compete-lhes perdoar.
Os bons sabem que a verdadeira justiça é desfazer o mal, ou, não sendo possível desfazê-lo, reduzi-lo então. E sabem que não é com a vingança, não é com maus-tratos, não é com ódio, não é produzindo mais mal que se combate o mal. Dessa forma se multiplica o mal, pois o mal é o próprio combustível do mal.
Os bons sabem que unicamente com o perdão se combate o mal, pois a verdadeira e única justiça é o perdão, que não incita revanche, que não provoca indignação e reação má. Quem é que dá um tapa e espera um beijo? Somente com o perdão se reduz o mal pela metade e, por acumulação, se vai reduzindo o mal com o passar do tempo, pois o perdão é a reação dos bons ao mal com o bem; é o combate ao fogo com água, não com gasolina. Somente o perdão diz ao praticante do mal que há tempo para mudar, que mudar resolve, que adianta alguma coisa deixar o mal e fazer o bem.
Se você não é capaz de perdoar, você é mau e não contribui em nada com a paz e a ordem social e mundial. - Mateus 6:12, 14 a 15.
Wilson do Amaral