Entretenimento e alienação

Com a modernidade e a forte intervenção capitalista, um fragmento da arte tornou-se mercadoria e passou a servir ao submundo da indústria do entretenimento.O show business, pautado na prática do consumo.Com a perda da alma artística e a proliferação de pseudo-modelos, vive-se a massificação de comportamentos e gostos.

No Brasil, onde a novela é um fenômeno cultural, é comum que, depois que atrizes vestem determinado tipo de roupa, usam certo acessório e cortam um determinado estilo de cabelo, estes detalhes sejam incessantemente repetidos pelas telespectadoras.Essa reprodução de comportamento é um exemplo banal de como a indústria do entretenimento afeta diretamente nosso comportamento.O efeito manada produzido por esta onda de consumo é impulsionado pelos próprios meios de comunicação.

Porém, mais grave que a repetição comportamental é a idiotização provocada: as vítimas do entertainment sentem-se, de certa forma parte do processo.Desta forma, ceder a este espaço, devido ao caráter inclusivo, é sedutor.Para manter a sedução e impulsionar o consumo (e, consequentemente, os lucros), é necessário evitar reflexões, informações novas, raciocínio crítico.O mercado, que posicionou-se pensadamente e agiu estrategicamente, provoca um efeito imbecilizante e alienante, removendo o pensamento individual nos temas relevantes e transportando-os para detalhes ínfimos e vazios.O conteúdo que distrai e diverte, ao mesmo tempo, causa preguiça intelectual, retirando a capacidade de concentração, e infantiliza, ao impôr desejos que necessitam ser saciados imediatamente.

Hoje, desafie-se a fugir o máximo possível dos meios de comunicação que impõem comportamentos massificados.Disfrute de uma fonte artística alternativa, isenta de fins majoritariamente econômicos, independente de interesses financeiros.Veja o mundo sem distorções, explore a sua essência sem interferências.

Giuliane Lorenzon
Enviado por Giuliane Lorenzon em 28/05/2013
Código do texto: T4313463
Classificação de conteúdo: seguro