Redução da maioridade penal: contra ou a favor?

Caro leitor, o convido mais uma vez para discutirmos um tema que considero de suma importância, e trata-se também de uma questão que afetará o nosso futuro, disso não tenho dúvidas, porém o chamo a refletir comigo sobre várias possibilidades, entretanto falei refletir, e não concluir, espero que cada um chegue as suas próprias conclusões, e que sejamos sempre uma metamorfose ambulante, sempre dispostos a mudar.

Tenho quase certeza que a população brasileira em sua maioria é a favor da redução da maioridade penal; sei que você que está lendo esse pequeno relato crítico também concorda, portanto acho que antes de concordar deve-se pensar o fenômeno além das aparências, pois considero a redução da maioridade penal muito fácil; digo fácil pelo simples fato de apenas prender esses adolescentes e os abandoná-los em uma cela, e com certeza custará bem menos ao governo. Pergunto a você caro leitor se o ato de prender marginais cessou a violência, cessou? Não, isso é notável; agora imaginemos os adolescentes presos, também irá cessar a violência? Claro que não; acredito que irá piorar, afinal ele será inserido em um meio que não reconhecia, e portanto se constituirá a partir de então nesse meio; suponhamos que um adolescente de dezesseis anos o roubou, e foi condenado por dez anos, quando cumprir sua pena terá vinte e seis anos, ele torna-se-á um individuo melhor? conseguirá emprego? você o olhará como um ser humano? ele será reinserido nessa sociedade? E mais uma vez digo que não; e sabe o que ele irá fazer? me assaltar, ou te assaltar, ou a qualquer outro, ou então até os nossos filhos; considero a cadeia enquanto uma escola de monstros; é nela que de fato surge o marginal, fora dela é apenas uma utopia a marginalidade. Vejamos a cadeia enquanto um hospital psiquiátrico por exemplo, onde uma pessoa que fora internado por apenas ter fumado um baseado, acabou de fato adoecendo; já pensou nessa possibilidade? Enfim, pensemos.

Então meu querido , sei que não é fácil sanar o problema, contudo, não tomemos nenhuma decisão sem antes desnaturalizar o fenômeno, vejamos o fenômeno com um outro olhar, o olhar desnaturalizante; residimos em um país onde nos falta saúde, educação, segurança e qualidade de vida; entretanto continuamos a votar em pessoas que nada fazem para mudar esse quadro; você já parou para pensar como seria o Brasil caso a educação fosse de excelente qualidade? Pois bem, você que tem um filho que estuda em uma escola privada, já o flagrou questionando os problemas sociais ou o próprio saber? Não né, afinal a escola é um ambiente para capacitar futuros profissionais, e não questionadores; correto? Então, notemos que o problema é muito pior do que pensamos, pois estamos apenas olhando o que é visível, e o invisível, fica onde nessa história? Já pensou como seria interessante ver os detentos trabalhando para se manter dentro da cadeia? para conseguir o seu alimento? e até ajudar a família que deixou antes de ser preso? Seria muito melhor, não é mesmo? E então, que impede de pensar em soluções como essa para os adolescentes e os presos? Pois bem, acho que é porque "ainda continuamos os mesmos e vivemos, como os nossos pais"; vivemos "alienados", onde tudo está muito bem, pois posso comprar o meu iPod, a minha televisão de quarenta e duas polegadas para assistir a novela das nove e ainda recebo o bolsa família; por que então questionar tudo isso, se está tudo tão bem, tão normal, tudo tão natural; não é mesmo? Reflitamos leitor, saiamos da alienação, vejamos o Brasil com um outro olhar, é preciso questionar no hoje e no amanhã, ou seja, questionar sempre; não tapemos o sol com a peneira, ser a favor da redução da maioridade é a mesma coisa que destruir o futuro sem mesmo ele ter chegado, concorda? Pois bem, assim acredito.

Em suma, por que não pensar em medidas sócioeducativas e ambientes de lazer? Qual a qualidade de vida que tem esse adolescente? Certo que isso não justifica o seu comportamento marginalizado, entretanto vejo enquanto um dos fatores, afinal o mundo do crime, assim como o sistema político deseja os adolescentes para os apoiarem; por um lado o direito do voto aos dezesseis, e por outro o vender "balinhas" nas favelas e assaltar ônibus; não é isso? Percebeu como tudo ocorre de uma forma tão sútil? E já parou pra pensar quantas pessoas acham natural um adolescente assaltar um ônibus? Então, pensemos em uma atenção básica, preventiva, e que possamos dessa forma mudar a nossa realidade atual; sejamos como havia dito no início seres em constante mudança; e como diz o ditado "uma andorinha só não faz verão". Enfim, é somente isso que tenho a dizer no momento.