Do nosso lado!

Às vezes; e muitas das vezes, formulamos perguntas equivocadas. Algumas delas, com as respostas mais próximas do que imaginamos; já outras realmente difíceis de serem respondidas. Mas é algo que depende única e exclusivamente de nós mesmos. Da nossa percepção, da nossa visão de mundo e do todo; da nossa capacidade de criar expectativas. Vejamos por exemplo os pais que, ao verem os filhos desviados do caminho traçado, soltam o clássico "onde foi que errei?". Será que foram eles, ou algum deles, quem realmente errou? Ao vermos que algo não saiu conforme o planejado, realmente seria uma "culpa" nossa? Penso que não! Acredito que deveríamos mudar o rumo de uma pergunta como essa. Ao invés de nos preocuparmos - e torturarmos - com os erros, poderíamos dar mais enfoque aos acertos! Alterar a pergunta para: "onde eu poderia ter acertado mais?". Não que eu queira apresentar "fórmulas" ou "receitas" de como se conduzir uma vida. Essa realmente não é uma das mais fáceis tarefas para ninguém! Mas focando nos acertos, por menores que eles sejam, talvez as nossas experiências sejam mais válidas e marcantes; mais otimistas por assim dizer. Fazendo com que nossas obras positivas sejam mais frequentes; as negativas, nada mais que aprendizados. O importante é aprendermos com as quedas. Vale lembrar que ninguém aprende a andar, sem antes cair; ninguém amadurece, sem antes conhecer algum tipo de sofrimento ou decepção. Assim é a vida! E cada um, felizmente, vive ao seu modo. Com certeza seria muito chato e sem graça se criássemos um "manual de sobrevivência" para seguirmos passo a passo! Que cada um viva ao seu próprio modo! Mas lembrando-se sempre que a felicidade, quem constrói somos nós; sem ninguém que possa fazer isso pelo outro. Ninguém pode ser feliz por ninguém. Mais certo que isso, apenas o fato de que a morte é o destino de todos. Ninguém foge dela! Como ninguém pode - ou deveria - fugir da felicidade. Ela pode estar do nosso lado!

TJ Torres
Enviado por TJ Torres em 25/05/2013
Reeditado em 27/05/2013
Código do texto: T4309334
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.