A beleza do sacrifício

Ao renunciar por alguns momentos a si próprio, abdicando de prazeres mundanos em prol do bem comum e do próximo, conquista-se o acesso aos planos superiores da consciência, onde reside a fonte da real satisfação interna.

O interesse humano visa, em todas as suas ações, uma recompensa proporcional ou superior.Ao viver a unilateralidade da doação sem a expectativa da retribuição, experimenta-se a elevação interior ocasionada pela abnegação.

O termo ''sacrifício'' remete à sacralização de um momento que teria tudo para não ter significado.Por exemplo: um dia de folga, que seria improfícuo, quando dedicado a uma ação voluntária, adquire outro valor: o tempo foi sacrificado, ou seja, destinado a um bem nobre.Ao abandonar o conforto do comportamento egóico e deleitar-se com a serenidade do bem ao próximo, a vida possui um brilho especial.

Sacrificar-se com benevolência é um gesto inequívoco de bondade e desprendimento.Ceder o tempo, o esforço e até a própria vida por amor a outrem, sem esperar retribuição, é uma medida suprema de amor.Ao despir-se de interesses pessoais, o ato torna-se puro e digno de nota.

Giuliane Lorenzon
Enviado por Giuliane Lorenzon em 24/05/2013
Reeditado em 24/05/2013
Código do texto: T4306359
Classificação de conteúdo: seguro