O lado construtivo da dor

O sofrimento é inevitável.Cedo ou tarde, forte ou fraco: ao escolher viver, sofrer é a consequência de quem se propôs a encarar a vida.Por isso, é necessário aceitar a dor e utilizá-la como instrumento de crescimento humano, vendo-a como um alimento que fortalece a alma para novas empreitadas.

Durante o processo de sofrimento, as emoções tornam-se confusas, somos tomados por um sentimento de vitimização e mil perguntas são incutidas em nossa mente.Porém, com o tempo e a natural cicatrização, as preocupações são fragmentadas e formam um quebra-cabeça perfeito.

O medo da dor é inócuo e paralisante: evitar a dor só causa mais dor.A necessidade do torpor, que pode ser buscada nas drogas, no álcool ou em remédios, são muletas que mascaram os reais problemas, atravancando o amadurecimento humano.Fugir sistematicamente dos sofrimentos cotidianos nos tornam tão frágeis que mal temos coragem de lutar pelas pequenas conquistas - tudo por pura falta de treino em enfrentar os percalços.

A dor emocional, que é mais intensa que a física e com o agravante de não apresentar sintomas visíveis, são pioradas com o exercício masoquista de levar questões passadas novamente à tona na memória.Lutar contra a dor se assemelha ao exercício da musculação: a cada desafio superado, o músculo emocional torna-se mais rígido e fortalecido, pronto o recebimento de para novas cargas.

Inicialmente, a dor traz pessimismo, amargura e lamentações.Porém, muitas pessoas que teriam tudo para dar errado seguem vidas bem-sucedidas, e outras, bem encaminhadas pelo contexto de nascimento, aniquilam as próprias existências.Todos temos a virtude de conduzir as próprias trajetórias: tudo depende de nossa postura diante da vida.

Desafie-se a interpretar a dor como episódios edificantes.Durante o período de desalento, as conclusões podem ser incompreensíveis.Porém, quando a dor passa (e ela sempre passa), o alívio é tão grande que é como se não tivesse havido dor.Portanto, se algo lhe aflige, seja firme e não se deixe abater: a mudança promovida em seu âmago será recompensadora.

Para suportar os momentos difíceis, Nietzsche aconselha que a descoberta do porquê viver é a chave para driblar os obstáculos.Respeitar o período de cicatrização das feridas internas, retomar o elã vital, estabeler novos objetivos e reformular o plano de vida são a chave para ultrapassar os aborrecimentos.